Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a interdependência entre o sol, a nuvem e a folha de papel. Vamos entender a relação entre esses elementos? Para isso, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O sol, a nuvem e a folha de papel – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O sol, a nuvem e a folha de papel – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O sol, a nuvem e a folha de papel – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A interdependência entre o sol, a nuvem e a folha de papel
O mestre Zen vietnamita Thich Nhat Hanh chama essa relação de “inter-ser”. Ele diz que não é preciso ser um poeta para enxergar em uma simples folha de papel a existência do sol, das nuvens, da terra, de um lenhador e de um agricultor. Isso porque sem a luz e o calor do sol, sem as nuvens que carregam a água das chuvas, e sem a terra com seus nutrientes, a árvore, que é a matéria-prima utilizada para fazer a folha de papel, não teria crescido.
Se um agricultor não tivesse plantado o trigo, não haveria farinha para fazer o pão que alimentou o lenhador e lhe deu força e energia para cortar aquela árvore. E nós poderíamos até acrescentar que sem o motorista que levou o tronco até a fábrica de papel, e o operário que nela trabalhou, a árvore não teria se transformado na folha branca do nosso caderno. Ou seja, não teríamos onde escrever ou desenhar se para isso não tivessem contribuído o sol, a nuvem, a terra, a árvore, o agricultor, o padeiro, o lenhador, o motorista, o operário da fábrica de papel e o vendedor da papelaria que nos vendeu o caderno.
Viu quantos seres trabalharam para que uma simples folha de papel pudesse existir e chegar até você? Portanto, a verdadeira natureza dessa folha não é composta apenas de celulose (a substância branca retirada da árvore para fazer o papel), mas de todos esses elementos que contribuíram para que ela existisse. Foi isso que o monge budista quis dizer quando falou que nós inter-somos.
Disponível em: <http://www.turminha.mpf.mp.br/explore/meio-ambiente>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “O mestre Zen vietnamita Thich Nhat Hanh chama essa relação de ‘inter-ser’.”, a que relação o texto se refere?
Questão 2 – Em “[…] a árvore, que é a matéria-prima utilizada para fazer a folha de papel, não teria crescido.”, as vírgulas assinalam:
( ) a omissão de uma informação.
( ) a intercalação de uma informação.
( ) o deslocamento de uma informação.
Questão 3 – Na frase “[…] sem a luz e o calor do sol […]”, a preposição grifada exprime:
( ) falta.
( ) meio.
( ) finalidade.
Questão 4 – Na parte “Se um agricultor não tivesse plantado o trigo, não haveria farinha para fazer o pão […]”, o autor do texto:
( ) dá uma sugestão.
( ) indica uma condição.
( ) expõe uma suposição.
Questão 5 – Na oração “[…] o operário que nela trabalhou […]”, o termo “nela” refere-se:
( ) à fábrica de papel.
( ) à arvore.
( ) à folha branca do nosso caderno.
Questão 6 – Na passagem “[…] não teríamos onde escrever ou desenhar […]”, o vocábulo sublinhado exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – No segmento “[…] celulose (a substância branca retirada da árvore para fazer o papel) […]”, o trecho nos parênteses:
( ) explica o termo “celulose”.
( ) caracteriza o termo “celulose”.
( ) complementa o termo “celulose”.
Questão 8 – Releia este fragmento do texto:
“Viu quantos seres trabalharam para que uma simples folha de papel pudesse existir e chegar até você? Portanto, a verdadeira natureza dessa folha não é composta apenas de celulose […]”
Nesse fragmento do texto, a palavra destacada introduz um fato:
( ) que conclui o anterior.
( ) que se soma ao anterior.
( ) que se contrasta com o anterior.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.