Início Série5º ano Interpretação de texto: O sentido das águas – 5º ano

Interpretação de texto: O sentido das águas – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “O sentido das águas – Histórias do rio Negro”. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12 e EF05LP19.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“O sentido das águas – Histórias do rio Negro”

Tributário dos diários de viagem, o livro nos permite apreender a bacia do Negro por suas múltiplas vozes e cores em uma verdadeira imersão multissensorial.

    Grande afluente do Amazonas, o rio Negro se estende por cerca de 1200 quilômetros no território brasileiro. Às suas margens, florestas majestosas abrigam uma diversidade botânica incomparável.

    Quando as folhas e os galhos caem das árvores, decompõem-se no curso d’água, conferindo-lhe a coloração particular – um grande espelho âmbar a refletir as copas e o céu.

    Nesse ambiente em que fantasia e realidade parecem se confundir, a beleza natural estonteante encontra par na variedade cultural igualmente rica e complexa dos povos que o habitam.

    Resultado de mais de trinta anos de viagens de Drauzio Varella pela região, O sentido das águas é um percurso singular pela bacia do rio Negro, suas paisagens e suas gentes, reveladas aqui pelo olhar curioso e empático do autor.

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788535940558/o-sentido-das-aguas>.

(Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

 “Tributário dos diários de viagem, o livro nos permite apreender a bacia do Negro por suas múltiplas vozes e cores em uma verdadeira imersão multissensorial.”

Qual livro?

 

Questão 2 – Quem escreveu o livro?

 

 

Questão 3 – O trecho “[…] o rio Negro se estende por cerca de 1200 quilômetros no território brasileiro.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, “florestas majestosas abrigam uma diversidade botânica incomparável” às margens:

(     ) do rio Negro.

(     ) do rio Amazonas.

(     ) do rio Negro e do rio Amazonas.

 

Questão 5 – Na parte “[…] decompõem-se no curso d’água, conferindo-lhe a coloração particular […]”, o texto refere-se:

(     ) às folhas que caem das árvores.

(     ) aos galhos que caem das árvores.

(     ) às folhas e aos galhos que caem das árvores.

 

Questão 6 – Na passagem “[…] a beleza natural estonteante encontra par na variedade cultural […]”, há um adjetivo que exprime uma opinião. Assinale-o:

(     ) “natural”.

(     ) “estonteante”.

(     ) “cultural”.

 

Questão 7 – No segmento “[…] igualmente rica e complexa dos povos que o habitam.”, o termo sublinhado indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 8 – Observe:

“[…] um percurso singular pela bacia do rio Negro, suas paisagens e suas gentes […]”

Identifique o vocábulo que assinala a ideia de soma nesse fragmento:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário