Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “O sentido das águas – Histórias do rio Negro”. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12 e EF05LP19.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O sentido das águas – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O sentido das águas – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O sentido das águas – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“O sentido das águas – Histórias do rio Negro”
Tributário dos diários de viagem, o livro nos permite apreender a bacia do Negro por suas múltiplas vozes e cores em uma verdadeira imersão multissensorial.
Grande afluente do Amazonas, o rio Negro se estende por cerca de 1200 quilômetros no território brasileiro. Às suas margens, florestas majestosas abrigam uma diversidade botânica incomparável.
Quando as folhas e os galhos caem das árvores, decompõem-se no curso d’água, conferindo-lhe a coloração particular – um grande espelho âmbar a refletir as copas e o céu.
Nesse ambiente em que fantasia e realidade parecem se confundir, a beleza natural estonteante encontra par na variedade cultural igualmente rica e complexa dos povos que o habitam.
Resultado de mais de trinta anos de viagens de Drauzio Varella pela região, O sentido das águas é um percurso singular pela bacia do rio Negro, suas paisagens e suas gentes, reveladas aqui pelo olhar curioso e empático do autor.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788535940558/o-sentido-das-aguas>.
(Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Tributário dos diários de viagem, o livro nos permite apreender a bacia do Negro por suas múltiplas vozes e cores em uma verdadeira imersão multissensorial.”
Qual livro?
Questão 2 – Quem escreveu o livro?
Questão 3 – O trecho “[…] o rio Negro se estende por cerca de 1200 quilômetros no território brasileiro.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 4 – De acordo com o texto, “florestas majestosas abrigam uma diversidade botânica incomparável” às margens:
( ) do rio Negro.
( ) do rio Amazonas.
( ) do rio Negro e do rio Amazonas.
Questão 5 – Na parte “[…] decompõem-se no curso d’água, conferindo-lhe a coloração particular […]”, o texto refere-se:
( ) às folhas que caem das árvores.
( ) aos galhos que caem das árvores.
( ) às folhas e aos galhos que caem das árvores.
Questão 6 – Na passagem “[…] a beleza natural estonteante encontra par na variedade cultural […]”, há um adjetivo que exprime uma opinião. Assinale-o:
( ) “natural”.
( ) “estonteante”.
( ) “cultural”.
Questão 7 – No segmento “[…] igualmente rica e complexa dos povos que o habitam.”, o termo sublinhado indica:
( ) modo.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 8 – Observe:
“[…] um percurso singular pela bacia do rio Negro, suas paisagens e suas gentes […]”
Identifique o vocábulo que assinala a ideia de soma nesse fragmento:
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.