Início Série5º ano Interpretação de texto: O rei das palavras – 5º ano

Interpretação de texto: O rei das palavras – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre O rei das palavras. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04 e EF05LP05.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“O rei das palavras”

    Será que você conhece bem as palavras? Sabe empregar direito cada uma delas? É exatamente isso que Cabeção, um menino muito inteligente e imaginativo, vai tentar descobrir nessa divertida história.

    Como é muito inteligente, a turma do colégio sempre o considerou um chato, mas o garoto vai aprender com as palavras a ser mais popular, além de descobrir o amor ao conhecer sua nova vizinha, Julinha.

    E você ainda vai ser divertir muito com Serra Pelada, uma orientadora escolar bem diferente, e com os pais do menino, duas figuras muito esquisitas e engraçadas.

Autora do livro: Cecília Vasconcellos.
Ilustrador do livro: Maurizio Manzo.

Marcelo Garcia. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 164.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_164.pdf>. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um resumo.

(     ) uma notícia.

(     ) uma resenha.

 

Questão 2 – Quem escreveu o texto lido?

(     ) Marcelo Garcia.

(     ) Maurizio Manzo.

(     ) Cecília Vasconcellos.

 

Questão 3 – Em “Sabe empregar direito cada uma delas?”, o autor dirige-se diretamente ao leitor. Nessa pergunta, a expressão sublinhada refere-se às:

 

 

Questão 4 – Grife, neste segmento, a parte que apresenta o protagonista do livro:

“É exatamente isso que Cabeção, um menino muito inteligente e imaginativo, vai tentar descobrir nessa divertida história.”

 

Questão 5 – No segmento acima, um adjetivo exprime uma opinião. Identifique-o:

(     ) “inteligente”.

(     ) “imaginativo”.

(     ) “divertida”.

 

Questão 6 – Na passagem “Como é muito inteligente, a turma do colégio sempre o considerou um chato […]”, o termo “Como”:

(     ) introduz uma causa.

(     ) inicia uma exemplificação. 

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 7 – Observe:

“[…] o garoto vai aprender com as palavras a ser mais popular, além de descobrir o amor ao conhecer sua nova vizinha, Julinha.”

Esse fragmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 8 – O trecho “E você ainda vai ser divertir muito com Serra Pelada […]” funciona como:

(     ) um pedido.

(     ) um convite.

(     ) uma orientação.

 

Questão 9 – Em “[…] os pais do menino, duas figuras muito esquisitas e engraçadas.”, o vocábulo destacado expressa a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário