Início Série5º ano Interpretação de texto: O reaparecimento de uma ave – 5º ano

Interpretação de texto: O reaparecimento de uma ave – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o reaparecimento de uma ave. Que ave será essa, hein? Descubra, lendo o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04, EF35LP09, EF35LP10, EF35LP11 e EF15LP18.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Ameaçada no Ceará, jandaia-verdadeira volta a repovoar céu de Fortaleza

Considerada símbolo do estado, ave reapareceu em bandos grandes. Fenômeno sugere que capital ainda possui áreas que propiciam a sobrevivência do animal.

    A jandaia-verdadeira (Aratinga jandaya), ave que já foi comum no Ceará, está atualmente ameaçada de extinção e suas últimas populações conhecidas são pequenas e vulneráveis. De acordo com a Lista Vermelha da Fauna do Ceará, publicada em 2022, a espécie é classificada como Em Perigo de Extinção (EN), refletindo a gravidade de sua situação no estado.

    No passado, o Ceará era um refúgio para diversas espécies de psitacídeos, como araras, papagaios e periquitos, mas a situação mudou drasticamente. Hoje, a jandaia-verdadeira quase não é encontrada no estado, restando apenas algumas populações dispersas em outras partes do Nordeste, incluindo capitais como São Luís (MA), Teresina (PI) e João Pessoa (PB).

    No entanto, Fortaleza tem se revelado um local de interesse para a espécie. Há cerca de um ano, a ave reapareceu na cidade após escapes de cativeiro e solturas e, desde então, tem mostrado sinais de adaptação e reprodução local, o que pode ser um indício da existência de áreas na capital que podem auxiliar na sobrevivência da jandaia-verdadeira.

    Os primeiros registros dessa espécie foram feitos no bairro Luciano Cavalcante e, aos poucos, foram se expandindo na porção sul de Fortaleza.

    Embora haja relatos de bandos de mais de 20 indivíduos, o número exato de jandaias-verdadeiras na cidade e região metropolitana ainda não é conhecido com precisão. O desafio principal para essas aves é a escassez de áreas verdes urbanas adequadas, que são essenciais para a sua sobrevivência e reprodução.

Fernanda Machado. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia>. (Com corte). Publicado em: 08 de agosto de 2024.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(      ) um conto.

(      ) uma notícia.

(      ) uma crônica.

(      ) um artigo de opinião.

 

Questão 2 – Na parte “Considerada símbolo do estado, ave reapareceu em bandos grandes.”, a que ave o texto se refere?

(      ) à arara.

(      ) ao periquito.

(      ) ao papagaio.

(      ) à jandaia-verdadeira.

 

Questão 3 – Segundo o texto, o reaparecimento da ave identificada acima “sugere que capital ainda possui áreas que propiciam a sobrevivência do animal”. Qual capital?

(      ) São Luís.

(      ) Teresina.

(      ) Fortaleza.

(      ) João Pessoa.

 

Questão 4 – Na passagem “Hoje, a jandaia-verdadeira quase não é encontrada no estado […]”, o termo grifado indica uma circunstância de:

(      ) lugar.

(      ) modo.

(      ) tempo.

(      ) causa.

 

Questão 5 – No segmento “[…] restando apenas algumas populações dispersas em outras partes do Nordeste […]”, a palavra destacada tem o mesmo sentido de:

(      ) “espalhadas”.

(      ) “aglomeradas”.

(      ) “desaparecidas”.

(      ) “acompanhadas”.

 

Questão 6 – Sublinhe a seguir o vocábulo que exprime a soma de fatos:

 “[…] a ave reapareceu na cidade após escapes de cativeiro e solturas […]”

 

Questão 7 – O trecho “Os primeiros registros dessa espécie foram feitos no bairro […]”:

(     ) narra.

(     ) expõe.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário