Início Série5º ano Interpretação de texto: O quintal da minha casa – 5º ano

Interpretação de texto: O quintal da minha casa – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre O quintal da minha casa. Vamos conhecer a história desse livro? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“O quintal da minha casa”

    O quintal da casa que conhecemos nesse livro é repleto das mais variadas plantas e bichos. Ele tem céu estrelado, sol e chuva. Nele, vivem muitas pessoas – cada uma de um jeito diferente, mas todas iguais em sua humanidade. O problema é que andaram mexendo ali, destruindo o que deveria ser preservado… Mas que quintal é esse? E como podemos salvá-lo?

    Nessa história inspiradora, recheada de belíssimas e coloridas ilustrações, cada leitor é convidado a pensar sobre nosso planeta e o que podemos fazer para que sua rica natureza não seja completamente destruída. Afinal, há esperança – e as futuras gerações podem estar prestes a salvar a Terra!

    Esse livro é indicado para crianças a partir de 6 anos.

Auto do livro: Fernando Nuno. – Ilustrador do livro: Bruno Nunes.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “O quintal da casa que conhecemos nesse livro é repleto das mais variadas plantas e bichos.”

A que livro o texto se refere?

 

Questão 2 – O trecho “Ele tem céu estrelado, sol e chuva.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – No segmento “Nele, vivem muitas pessoas – cada uma de um jeito diferente […]”, a expressão “cada uma” retoma:

 

 

Questão 4 – Na parte “O problema é que andaram mexendo ali […]”, o vocábulo grifado exprime:

(     ) lugar.

(     ) tempo.

(     ) causa.

 

Questão 5 – No fragmento “[…] destruindo o que deveria ser preservado…”, o termo destacado equivale a:

(     ) “isso”.

(     ) “aquilo”.

(     ) “aquele”.

 

Questão 6 – Na pergunta “E como podemos salvá-lo?”, a palavra “como” foi usada para:

(     ) indicar modo.

(     ) apresentar um exemplo.

(     ) estabelecer uma comparação.

 

Questão 7 – Observe:

 “[…] cada leitor é convidado a pensar sobre nosso planeta e o que podemos fazer para que sua rica natureza não seja completamente destruída.”

 A expressão sublinhada introduz:

(     ) uma condição.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 8 – Na frase “Afinal, há esperança – e as futuras gerações podem estar prestes a salvar a Terra!”, o termo “e” assinala:

(     ) a soma de fatos.

(     ) a oposição entre fatos.

(     ) a conclusão de um fato.

 

Questão 9 – Identifique a passagem que contém uma opinião:

(     ) “Nele, vivem muitas pessoas […]”

(     ) “Mas que quintal é esse?”

(     ) “Nessa história inspiradora […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário