Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre O quintal da minha casa. Vamos conhecer a história desse livro? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O quintal da minha casa – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O quintal da minha casa – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O quintal da minha casa – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“O quintal da minha casa”
O quintal da casa que conhecemos nesse livro é repleto das mais variadas plantas e bichos. Ele tem céu estrelado, sol e chuva. Nele, vivem muitas pessoas – cada uma de um jeito diferente, mas todas iguais em sua humanidade. O problema é que andaram mexendo ali, destruindo o que deveria ser preservado… Mas que quintal é esse? E como podemos salvá-lo?
Nessa história inspiradora, recheada de belíssimas e coloridas ilustrações, cada leitor é convidado a pensar sobre nosso planeta e o que podemos fazer para que sua rica natureza não seja completamente destruída. Afinal, há esperança – e as futuras gerações podem estar prestes a salvar a Terra!
Esse livro é indicado para crianças a partir de 6 anos.
Auto do livro: Fernando Nuno. – Ilustrador do livro: Bruno Nunes.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“O quintal da casa que conhecemos nesse livro é repleto das mais variadas plantas e bichos.”
A que livro o texto se refere?
Questão 2 – O trecho “Ele tem céu estrelado, sol e chuva.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – No segmento “Nele, vivem muitas pessoas – cada uma de um jeito diferente […]”, a expressão “cada uma” retoma:
Questão 4 – Na parte “O problema é que andaram mexendo ali […]”, o vocábulo grifado exprime:
( ) lugar.
( ) tempo.
( ) causa.
Questão 5 – No fragmento “[…] destruindo o que deveria ser preservado…”, o termo destacado equivale a:
( ) “isso”.
( ) “aquilo”.
( ) “aquele”.
Questão 6 – Na pergunta “E como podemos salvá-lo?”, a palavra “como” foi usada para:
( ) indicar modo.
( ) apresentar um exemplo.
( ) estabelecer uma comparação.
Questão 7 – Observe:
“[…] cada leitor é convidado a pensar sobre nosso planeta e o que podemos fazer para que sua rica natureza não seja completamente destruída.”
A expressão sublinhada introduz:
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 8 – Na frase “Afinal, há esperança – e as futuras gerações podem estar prestes a salvar a Terra!”, o termo “e” assinala:
( ) a soma de fatos.
( ) a oposição entre fatos.
( ) a conclusão de um fato.
Questão 9 – Identifique a passagem que contém uma opinião:
( ) “Nele, vivem muitas pessoas […]”
( ) “Mas que quintal é esse?”
( ) “Nessa história inspiradora […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.