Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o lobo-guará. Ele é o maior canídeo nativo da América do Sul: mede até 1m de altura; 1,20 a 1,30m de comprimento do corpo e seu peso pode chegar de 20 e 23 kg. Vamos conhecê-lo melhor? Para isso, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O que é o lobo-guará – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O que é o lobo-guará – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O que é o lobo-guará – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O que é o lobo-guará?
Lobo? Só no apelido. Raposa? Também não. Apesar das semelhanças morfológicas, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é uma espécie distinta, não pertencente aos gêneros Canis (cães, lobos, coiotes e chacais) ou Vulpes (raposas), que formam a família Canidae.
O lobo-guará é o maior canídeo nativo da América do Sul: mede até 1m de altura; 1,20 a 1,30m de comprimento do corpo e seu peso pode chegar de 20 e 23 kg. Sua inconfundível pelagem vermelho-dourada, seus membros alongados e caminhar peculiar, podem ser avistados nas áreas de vegetação aberta (campos, cerrados e florestas de cerrado) ao longo de toda a América do Sul Central, desde o nordeste do Brasil até o norte do Uruguai.
Espécie onívora, sua dieta inclui grandes porções de frutas como a “fruta-do-lobo” (Solanum lycocarpum) – para as quais o lobo-guará é o principal dispersor de sementes –, além de pequenos mamíferos, aves, insetos e répteis.
Territorialista, o lobo-guará tem hábitos solitários, juntando-se em casais apenas durante a época da estação reprodutiva, período em que a fêmea não sai da toca e é alimentada pelo macho. A gestação dura em média 65 dias e resulta em ninhadas de até 6 crias, embora o número médio de cria seja 2. […]
A perda de habitat, principalmente, aliada à caça predatória e a expansão da agricultura (conflitos devido a predações ocasionais do lobo-guará sobre animais domésticos) e até atropelamentos são as principais ameaças às populações de lobo-guará, que têm sofrido um declínio significativo. […]
O que é, então, o lobo-guará? Pode-se dizer que o Chrysocyon é um gênero com espécie única ou, em outras palavras, um belo resultado dos caminhos que a Evolução toma. Motivo suficiente, aliás, para que seja preservado.
Rafael Ferreira. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/blogs/especies-em-risco/27097-o-que-e-o-lobo-guara/>.
Questões
Questão 1 – De acordo com o texto, o lobo-guará pertence ao gênero:
( ) Canis.
( ) Vulpes.
( ) Chrysocyon.
Questão 2 – Releia o fragmento abaixo:
“[…] mede até 1m de altura; 1,20 a 1,30m de comprimento do corpo e seu peso pode chegar de 20 e 23 kg.”
Nesse fragmento, o autor do texto:
( ) faz uma descrição.
( ) expõe uma opinião.
( ) narra uma situação.
Questão 3 – Na passagem “[…] sua dieta inclui grandes porções de frutas como a ‘fruta-do-lobo’ […]”, o termo destacado indica:
( ) um exemplo.
( ) uma conclusão.
( ) uma comparação.
Questão 4 – No trecho “[…] além de pequenos mamíferos, aves, insetos e répteis.”, o vocábulo grifado expressa:
( ) a soma de seres.
( ) o contraste de seres.
( ) a alternância de seres.
Questão 5 – No segmento “Territorialista, o lobo-guará tem hábitos solitários […]”, a palavra sublinhada exprime:
( ) uma ação do lobo-guará.
( ) um estado do lobo-guará.
( ) um modo de ser do lobo-guará.
Questão 6 – Na parte “[…] têm sofrido um declínio significativo.”, o autor refere-se:
( ) às populações de lobo-guará.
( ) à perda do habitat do lobo-guará.
( ) aos atropelamentos de lobo-guará.
Questão 7 – O texto sobre o lobo-guará tem fins:
( ) didáticos.
( ) científicos.
( ) jornalísticos.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.