Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o peixe-boi. Ele recebeu esse nome porque vive na água e, assim como o boi, é um herbívoro (se alimenta apenas de vegetais). Que tal conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O peixe-boi – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O peixe-boi – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O peixe-boi – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O peixe-boi
O peixe-boi ou manati (como também é conhecido) é um mamífero aquático. Ele recebeu esse nome porque vive na água e, assim como o boi, é um herbívoro (se alimenta apenas de vegetais).
Os manatis são seres bastante dóceis que habitam rios, estuários e mares. A espécie marinha pode medir 4 metros e chegar a 800 quilos. Já a de água doce (existente apenas na Amazônia) é menor, medindo cerca de 2,5 metros e pesando 300 quilos. Esses animais são muito gulosos. Podem passar até 8 horas comendo e ingerir o equivalente a 10% do seu peso (por exemplo: um peixe-boi de 300 quilos come cerca de 30 quilos de comida por dia!).
Os peixes-boi são animais que vivem muito tempo, mais ou menos 50 anos, chegando, em alguns casos, aos 60. Mas infelizmente o tempo de vida desses dóceis animais está diminuindo cada vez mais, devido às ações do homem. Por isso, todas as espécies existentes no mundo estão em perigo de extinção e uma já foi extinta. A caça ao peixe-boi é proibida desde 1971, mas ainda hoje eles são capturados pela sua carne, óleo e seu couro. Além da caça, muitos animais ficam presos em redes de pesca e acabam morrendo afogados. Como os manatis vivem em águas rasas, próximos à costa, eles também sofrem com a poluição das praias e com os barcos que passam rapidamente e os atropelam.
Mas nem tudo está perdido. Aqui no Brasil, em 1980, foi criado o Projeto Peixe-Boi, que resgata, cuida dos animais feridos e os reintroduz em seu habitat. Além disso, o projeto também faz reprodução de filhotes em cativeiro, o que ajuda no aumento da população desses animais. Interessou-se por esses animais? Quer conhecer o projeto? A sede nacional fica em Pernambuco na cidade de Itamaracá. Existem outras três bases, uma em Mamanguape na Paraíba, outra em Pirapoeira no Alagoas e a última em Cajueiro da Praia no Piai.
Paula Barja. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/sereias-da-natureza/>.
(Com cortes e adaptações).
Questões
Questão 1 – Na passagem “Ele recebeu esse nome porque vive na água e, assim como o boi, é um herbívoro […]”, o termo destacado refere-se ao:
Questão 2 – O trecho “A espécie marinha pode medir 4 metros e chegar a 800 quilos.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – Na parte “[…] um peixe-boi de 300 quilos come cerca de 30 quilos de comida por dia!).”, o ponto de exclamação exprime em relação ao fato o sentimento de:
( ) medo.
( ) alegria.
( ) admiração.
Questão 4 – Na frase “A caça ao peixe-boi é proibida desde 1971, mas ainda hoje eles são capturados pela sua carne, óleo e seu couro.”, o trecho sublinhado revela:
( ) os motivos da caça ao peixe-boi.
( ) as condições da caça ao peixe-boi.
( ) as consequências da caça ao peixe-boi.
Questão 5 – Segundo o texto, muitos peixes-boi “acabam morrendo afogados”, pois:
( ) “ficam presos em redes de pesca”.
( ) “sofrem com a poluição das praias”.
( ) “os barcos que passam rapidamente os atropelam”.
Questão 6 – No fragmento “[…] o Projeto Peixe-Boi, que resgata, cuida dos animais feridos e os reintroduz em seu habitat.”, o vocábulo grifado indica:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 7 – Em “Quer conhecer o projeto?”, a autora do texto:
( ) dá uma ordem.
( ) faz um convite.
( ) emite um alerta.
Questão 8 – Identifique o segmento que contém uma opinião da autora do texto:
( ) “Os manatis são seres bastante dóceis que habitam rios, estuários e mares.”
( ) “Esses animais são muito gulosos.”
( ) “Mas infelizmente o tempo de vida desses dóceis animais está diminuindo […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.