Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pé de mamão mais alto do mundo. Ele tem 14,55 metros de altura! Além disso, fica no Brasil! Vamos saber mais a respeito desse recorde? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP05 e EF15LP06.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O pé de mamão mais alto do mundo – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O pé de mamão mais alto do mundo – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O pé de mamão mais alto do mundo – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O pé de mamão mais alto do mundo
Os brasileiros Tarcísio Foltz e Gilberto Franz descobriram o pé de mamão mais alto do mundo, com 14,55 metros de altura. A árvore foi verificada em Nova Aurora, Paraná, Brasil, no dia 2 de setembro de 2021.
No começo do ano passado, Tarcísio percebeu que o pé de mamão, que fica na fazenda dele, era muito alto. Então, convidou seu amigo (e anterior dono da fazenda), Gilberto Franz, para medir a impressionante árvore usando um drone.
Depois de três meses, decidiram medir a árvore oficialmente e, com a ajuda de uma equipe de especialistas em medições, confirmaram a altura. Foi assim que descobriram que Nova Aurora tinha o pé de mamão mais alto do mundo.
O mamão é uma fruta muito gostosa e muito importante para a gastronomia brasileira. É típico de regiões tropicais e subtropicais, portanto, adapta-se bem ao clima do país, fazendo do Brasil um dos maiores produtores no mundo.
Os recordistas estão impressionados com essa vitória e desejam divulgar o nome de Nova Aurora pelo mundo. Também querem que os habitantes da cidade sintam gratidão e orgulho de suas raízes.
Tarcísio Foltz e Gilberto Franz tiveram momentos de dificuldade. Quando estavam no processo de verificação do recorde, houve uma geada no local e o mamoeiro estava perdendo suas folhas e frutos. Uma das regras do Guinness World Records é que a árvore precisa estar viva. Ela demorou quase quatro meses para se recuperar.
O mamoeiro apresenta folhas grandes, que crescem em espiral ao redor do caule alto. Geralmente, leva cerca de três anos para atingir a maturidade e começar a produzir frutas. Essas frutas crescem em cachos dentro das grandes folhas protetoras da árvore. Normalmente, os mamões crescem até cerca de dez metros de comprimento.
O recorde anterior para o mamoeiro mais alto do mundo era de 14,07 metros de altura. Ele era de Jhantu Paul, da Índia, e foi verificado no dia 22 de janeiro de 2017.
Luisa Sanchez. Disponível em: <https://www.guinnessworldrecords.com.br/news/2022/3/o-pe-de-mamao-mais-alto-do-mundo>. Publicado em: 05 de abril de 2022. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Em “A árvore foi verificada em Nova Aurora, Paraná, Brasil, no dia 2 de setembro de 2021.”, a que árvore o texto se refere?
Questão 2 – De acordo com o texto, “Tarcísio percebeu que o pé de mamão, que fica na fazenda dele, era muito alto”, no ano de:
Questão 3 – Na passagem “Depois de três meses, decidiram medir a árvore oficialmente […]”, o vocábulo sublinhado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – O texto revela os desejos dos recordistas com a conquista. Quais são?
Questão 5 – Segundo o texto, Tarcísio Foltz e Gilberto Franz enfrentaram momentos difíceis, durante o processo de verificação do recorde. Por quê?
Questão 6 – No segmento “O mamoeiro apresenta folhas grandes, que crescem em espiral ao redor do caule alto.”, o texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – Grife a seguir o vocábulo que exprime a ideia de soma:
“Geralmente, leva cerca de três anos para atingir a maturidade e começar a produzir frutas.”
Questão 8 – Identifique o trecho que contém uma opinião sobre o mamão:
( ) “O mamão é uma fruta muito gostosa […]”
( ) “[…] muito importante para a gastronomia brasileira.”
( ) “[…] adapta-se bem ao clima do país […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.