Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o moletom. Você sabe como ele surgiu? Não? Então, descubra lendo o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP16 e EF05LP17.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Jogador de futebol americano criou o moletom
Quem criou o moletom? Benjamin Russell Jr. era quarterback do time de futebol americano universitário Alabama Crimson Tide. Em 1926, ele propôs ao pai, dono de uma empresa de roupas femininas e infantis, a criação de um uniforme de treino, de algodão, com um ajuste mais confortável que o de lã, que causava atrito e coceira. Precisava ser também durável e capaz de manter os jogadores aquecidos. Um pedaço extra de algodão em forma de V foi costurado à gola do novo agasalho para coletar o suor. Um forro de lã macia dava calor e conforto.
Juntos, pai e filho desenvolveram um agasalho solto e sem gola, iniciando o conceito dos moletons modernos. A resposta foi tão boa que Benjamin pai criou uma empresa à parte, a Russell Athletic, só para a produção dessas peças, a partir de 1930. Eles receberam o nome de sweatshirt em inglês. Sweat significa “suor”, “transpiração”.
Os moletons ganharam fama bem rápido, especialmente na década de 1960, quando as universidades americanas começaram a estampar seus nomes neles. No Brasil, a peça tornou-se popular a partir da década de 1980. Começamos a chamá-la de moletom, do francês molleton, que é o nome do tecido felpudo. O termo veio do francês mou, que significa “macio”.
Em 1934, a também americana Champion lançou o primeiro moletom com capuz (hoodie)
Marcelo Duarte. Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br/moda/quem-criou-o-moletom/>.
Publicado em: 07 de fevereiro de 2025. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto acima:
Questão 2 – Releia:
“Em 1926, ele propôs ao pai, dono de uma empresa de roupas femininas e infantis, a criação […]”
Quem propôs?
Questão 3 – O filho propôs ao pai “a criação de um uniforme de treino, de algodão, com um ajuste mais confortável que o de lã”. Por quê?
Questão 4 – De acordo com o texto, “um pedaço extra de algodão em forma de V foi costurado à gola do novo agasalho”. Qual a finalidade disso?
( ) “dar conforto”.
( ) “coletar o suor”.
( ) “manter os jogadores aquecidos”.
Questão 5 – O trecho “Juntos, pai e filho desenvolveram um agasalho solto e sem gola, iniciando o conceito dos moletons modernos.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 6 – Em “A resposta foi tão boa que Benjamin pai criou uma empresa à parte, a Russell Athletic, só para a produção dessas peças […]”, o termo grifado introduz:
( ) a causa de um fato.
( ) a condição de um fato.
( ) a consequência de um fato.
Questão 7 – Alguns vocábulos foram destacados em itálico no texto, pois são:
( ) informais.
( ) incomuns.
( ) estrangeiros.
Questão 8 – Segundo o texto, os moletons tornaram-se populares no Brasil:
( ) “a partir de 1930”.
( ) “na década de 1960”.
( ) “a partir da década de 1980”.
Questão 9 – Na passagem “O termo veio do francês mou, que significa ‘macio’.”, o autor do texto:
( ) faz uma correção.
( ) dá uma explicação.
( ) apresenta uma hipótese.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.