Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre O misterioso jardim da Sra. Anne. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP05 e EF15LP06.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O misterioso jardim da Sra. Anne – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O misterioso jardim da Sra. Anne – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O misterioso jardim da Sra. Anne – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“O misterioso jardim da Sra. Anne”
Sophie era uma menina diferente de todas as outras do orfanato Santa Maria. Amava os livros e nada no mundo era capaz de fazê-la trocar uma boa história por outra atividade. Inventou encontros secretos, burlando as regras do orfanato, para dar vida à magia das histórias e desfrutar, com as amigas, o gostinho doce da leitura.
Mas o que ninguém esperava aconteceu e Sophie foi adotada pela mulher mais rica da cidade. Longe das amigas, ela se entrega à sua nova vida e acaba descobrindo um lugar encantado na mansão da Sra. Anne.
O jardim é rodeado de mistérios e poderia lhe render momentos de pura diversão, não fosse a proibição da própria Sra. Anne. Porém, antes de pensar em burlar essa regra também, Sophie percebe que o lugar oferece mais perigos do que ela imaginava e possui segredos que a sua nova família daria a vida para proteger.
Um livro cheio de encantos e surpresas, que desafiará o leitor a descobrir, com Sophie, os mistérios do jardim da Sra. Anne.
Lucas de Sousa (Autor do livro). Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre o livro:
Questão 2 – Quem escreveu o livro identificado na questão anterior?
Questão 3 – Releia:
“Amava os livros e nada no mundo era capaz de fazê-la trocar uma boa história por outra atividade.”
Nessa passagem, o texto refere-se à:
Questão 4 – De acordo com o texto, na história, Sophie “inventou encontros secretos, burlando as regras do orfanato”. O que quer dizer “burlando”?
( ) Quer dizer “criando”.
( ) Quer dizer “mudando”.
( ) Quer dizer “desobedecendo”.
Questão 5 – Em “[…] para dar vida à magia das histórias e desfrutar, com as amigas, o gostinho doce da leitura.” o termo destacado indica:
( ) fatos que se somam na história do livro.
( ) fatos que se alternam na história do livro.
( ) fatos que se contrastam na história do livro.
Questão 6 – Observe:
“Mas o que ninguém esperava aconteceu e Sophie foi adotada pela mulher mais rica da cidade.”
Nesse segmento, o texto revela:
( ) o início da história.
( ) a complicação da história.
( ) o clímax da história.
Questão 7 – Na frase “Longe das amigas, ela se entrega à sua nova vida e acaba descobrindo um lugar encantado na mansão da Sra. Anne.”, o vocábulo grifado foi usado para:
( ) caracterizar.
( ) exemplificar.
( ) complementar.
Questão 8 – A parte “[…] Sophie percebe que o lugar oferece mais perigos do que ela imaginava e possui segredos que a sua nova família daria a vida para proteger.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 9 – Identifique o trecho que contém uma opinião:
( ) “O jardim é rodeado de mistérios […]”
( ) “[…] poderia lhe render momentos de pura diversão […]”
( ) “Um livro cheio de encantos e surpresas […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.