Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre O mistério do caderninho preto. Vamos analisar o texto que nos apresenta esse livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12, EF05LP16, EF05LP19.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O mistério do caderninho preto – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O mistério do caderninho preto – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O mistério do caderninho preto – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“O mistério do caderninho preto”
Maria Emília tem quinze anos e resolveu escrever um livro baseado na sua vida escolar. Como um dos seus professores, o Batista, vivia rabiscando coisas em um caderninho preto, ela teve a ideia de criar um mistério em torno disso. O que o Batista tanto anotava? As má-criações dos alunos? Ou não tinha nada a ver com a escola? E se os personagens roubassem o caderninho para descobrir o que tinha nele?
Acontece que muitas vezes a vida imita a arte: um dia o caderninho do Batista sumiu e fatos estranhos começaram a acontecer. Maria Emília e Miguel, seu amigo que lia tudo o que ela escrevia e dava palpites para ajudá-la, ficaram espantados ― como podia ser? ― e decidiram resolver o mistério…
Neste romance saboroso ― em que se trata com naturalidade de Julio Cortázar, J. D. Salinger e Clarice Lispector, da mesma forma que de ideias aparentemente cabeludas como narrador e coerência textual ―, Ruth Rocha coloca o leitor dentro da cabeça dos escritores, estabelece relações complexas entre ficção e realidade e abre sem dúvida muitas portas no mundo (verdadeiro, imaginado) dos adolescentes.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto é sobre o livro:
Questão 2 – Quem escreveu o livro?
( ) Ruth Rocha.
( ) J. D. Salinger.
( ) Clarice Lispector.
Questão 3 – O segmento “Maria Emília tem quinze anos e resolveu escrever um livro baseado na sua vida escolar.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 4 – De acordo com o texto, na história, em torno do que Maria Emília “teve a ideia de criar um mistério”?
Questão 5 – Releia:
“[…] um dia o caderninho do Batista sumiu e fatos estranhos começaram a acontecer.”
Nessa passagem, o texto revela:
( ) o início da história do livro.
( ) o clímax da história do livro.
( ) o desfecho da história do livro.
Questão 6 – Em “[…] Maria Emília e Miguel, seu amigo que lia tudo o que ela escrevia e dava palpites para ajudá-la, ficaram espantados […]”, a parte destacada é:
( ) uma correção.
( ) uma conclusão.
( ) uma apresentação.
Questão 7 – No fragmento “[…] como podia ser?”, o termo “como”:
( ) indica modo.
( ) introduz exemplo.
( ) assinala comparação.
Questão 8 – No trecho “[…] ideias aparentemente cabeludas como narrador e coerência textual […]”, o vocábulo sublinhado é um exemplo da linguagem:
( ) técnica.
( ) informal.
( ) regional.
Questão 9 – No último parágrafo, há um adjetivo que exprime uma opinião. Identifique-o:
( ) “saboroso”.
( ) “complexas”.
( ) “verdadeiro”.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.