Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre O menino mágico. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro da grande escritora Rachel de Queiroz? Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP26, EF35LP22, EF15LP02 e EF15LP03.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: O menino mágico – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O menino mágico – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O menino mágico – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“O menino mágico”
As aventuras e brincadeiras empolgantes de um menino mágico, chamado Daniel, são narradas de um jeito especial por Rachel de Queiroz nesse livro!
Daniel era mágico e aprendeu mágica assim: de repente. Primeiro, ele percebeu mudanças misteriosas: dormiu em um quarto e acordou em outro… Depois, fez um ovo virar pintinho… e a cama se tornar avião!
Daniel se impressionava, mas decidiu não contar seu segredo a ninguém… Quer dizer, falou só para seu primo Jorge, o garoto mais inteligente de todos. Afinal, eles eram melhores amigos e companheiros de aventuras!
“Faz de conta que…” são as poderosas palavras do menino mágico, que transformam poesia em realidade e a realidade em poesia. Encantamentos, amizade, família, coragem e uma boa dose de confusão são os ingredientes deste que foi o primeiro livro infantil da grande escritora Rachel de Queiroz, a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras.
Venha brincar de “Faz de conta que…” com os dois meninos!
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/menino-m%C3%A1gico-Rachel-Queiroz/dp/8503011883>.
(Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“As aventuras e brincadeiras empolgantes de um menino mágico, chamado Daniel, são narradas de um jeito especial […] nesse livro!”
A que livro o texto se refere?
Questão 2 – Quem escreveu o livro?
Questão 3 – Segundo o texto, como Daniel aprendeu mágica?
Questão 4 – De acordo com o texto, a magia manifesta-se em Daniel, primeiramente, por meio de mudanças misteriosas em sua vida. Quais mudanças?
Questão 5 – Observe:
“Daniel se impressionava, mas decidiu não contar seu segredo a ninguém…”
Esse fragmento:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 6 – Na frase “Quer dizer, falou só para seu primo Jorge, o garoto mais inteligente de todos.”, a passagem sublinhada é:
( ) uma opinião.
( ) uma dedução.
( ) uma apresentação.
Questão 7 – Em “Faz de conta que…”, as aspas:
( ) destacam uma citação.
( ) assinalam uma informalidade.
( ) marcam uma fala fora do seu contexto habitual.
Questão 8 – Na parte “Encantamentos, amizade, família, coragem e uma boa dose de confusão são os ingredientes […]”, o vocábulo grifado exprime a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 9 – No segmento “Venha brincar de ‘Faz de conta que…’ com os dois meninos!”, o texto tem a intenção de:
( ) fazer um apelo.
( ) fazer um pedido.
( ) fazer um convite.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.