Início Série5º ano Interpretação de texto: O lobo e a cegonha – 5º ano

Interpretação de texto: O lobo e a cegonha – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o lobo e a cegonha. Segundo a história, um osso se prendeu na garganta do lobo, deixando-o desesperado de dor! Assim, ele ofereceu uma recompensa a quem resolvesse o seu problema. Será que algum animal aceitou? Descubra, lendo o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04 e EF15LP05.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

O lobo e a cegonha

    Um lobo devorou sua caça tão depressa, com tanto apetite, que acabou ficando com um osso entalado na garganta. Cheio de dor, o lobo começou a correr de um lado para outro soltando uivos, e ofereceu uma bela recompensa a quem tirasse o osso de sua garganta.

    Com pena do lobo e com vontade de ganhar o dinheiro, uma cegonha resolveu enfrentar o perigo. Depois de tirar o osso, quis saber onde estava a recompensa que o lobo tinha prometido.

– Recompensa? – berrou o lobo. – Mas que cegonha pechinchona! Que recompensa, que nada! Você enfiou a cabeça na minha boca e, em vez de arrancar sua cabeça com uma dentada, deixei que você a tirasse lá de dentro sem um arranhãozinho. Você não acha que tem muita sorte, seu bicho insolente! Dê o fora e se cuide para nunca mais chegar perto de minhas garras!

Moral: Não espere gratidão ao mostrar caridade para um inimigo.

Esopo. Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2004-11-20/o-lobo-e-a-cegonha.htm>.

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma crônica.

 

Questão 2 – Releia:

“Um lobo devorou sua caça tão depressa, com tanto apetite, que acabou ficando com um osso entalado na garganta.”

O termo destacado introduz:

(     ) uma condição.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 3 – De acordo com a história, “o lobo, cheio de dor, começou a correr de um lado para outro soltando uivos”. Identifique a ideia que ele teve para solucionar o seu problema:

 

 

Questão 4 – Segundo a história, a cegonha “resolveu enfrentar o perigo”. Qual perigo?

 

 

Questão 5 – Por que a cegonha decidiu enfrentar o perigo?

 

 

Questão 6 – O trecho “Depois de tirar o osso, quis saber onde estava a recompensa que o lobo tinha prometido.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 7 – Na parte “– Recompensa?”, o travessão:

(     ) anuncia a fala do lobo.

(     ) marca o começo da fala do lobo.

(     ) assinala uma pausa na fala do lobo.

 

Questão 8 – No segmento “Você enfiou a cabeça na minha boca e […] deixei que você a tirasse lá de dentro sem um arranhãozinho.”, o vocábulo grifado indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 9 – Em “Dê o fora e se cuide para nunca mais chegar perto de minhas garras!”, o lobo:

(     ) dá ordens à cegonha.

(     ) faz apelos à cegonha.

(     ) revela preocupações à cegonha.

 

Questão 10 – Há uma lição na passagem:

(     ) “Que recompensa, que nada!”

(     ) “Você não acha que tem muita sorte, seu bicho insolente!”

(     ) “Não espere gratidão ao mostrar caridade para um inimigo.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário