Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o lobo e a cegonha. Segundo a história, um osso se prendeu na garganta do lobo, deixando-o desesperado de dor! Assim, ele ofereceu uma recompensa a quem resolvesse o seu problema. Será que algum animal aceitou? Descubra, lendo o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04 e EF15LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O lobo e a cegonha – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O lobo e a cegonha – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O lobo e a cegonha – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O lobo e a cegonha
Um lobo devorou sua caça tão depressa, com tanto apetite, que acabou ficando com um osso entalado na garganta. Cheio de dor, o lobo começou a correr de um lado para outro soltando uivos, e ofereceu uma bela recompensa a quem tirasse o osso de sua garganta.
Com pena do lobo e com vontade de ganhar o dinheiro, uma cegonha resolveu enfrentar o perigo. Depois de tirar o osso, quis saber onde estava a recompensa que o lobo tinha prometido.
– Recompensa? – berrou o lobo. – Mas que cegonha pechinchona! Que recompensa, que nada! Você enfiou a cabeça na minha boca e, em vez de arrancar sua cabeça com uma dentada, deixei que você a tirasse lá de dentro sem um arranhãozinho. Você não acha que tem muita sorte, seu bicho insolente! Dê o fora e se cuide para nunca mais chegar perto de minhas garras!
Moral: Não espere gratidão ao mostrar caridade para um inimigo.
Esopo. Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2004-11-20/o-lobo-e-a-cegonha.htm>.
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma crônica.
Questão 2 – Releia:
“Um lobo devorou sua caça tão depressa, com tanto apetite, que acabou ficando com um osso entalado na garganta.”
O termo destacado introduz:
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 3 – De acordo com a história, “o lobo, cheio de dor, começou a correr de um lado para outro soltando uivos”. Identifique a ideia que ele teve para solucionar o seu problema:
Questão 4 – Segundo a história, a cegonha “resolveu enfrentar o perigo”. Qual perigo?
Questão 5 – Por que a cegonha decidiu enfrentar o perigo?
Questão 6 – O trecho “Depois de tirar o osso, quis saber onde estava a recompensa que o lobo tinha prometido.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – Na parte “– Recompensa?”, o travessão:
( ) anuncia a fala do lobo.
( ) marca o começo da fala do lobo.
( ) assinala uma pausa na fala do lobo.
Questão 8 – No segmento “Você enfiou a cabeça na minha boca e […] deixei que você a tirasse lá de dentro sem um arranhãozinho.”, o vocábulo grifado indica:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 9 – Em “Dê o fora e se cuide para nunca mais chegar perto de minhas garras!”, o lobo:
( ) dá ordens à cegonha.
( ) faz apelos à cegonha.
( ) revela preocupações à cegonha.
Questão 10 – Há uma lição na passagem:
( ) “Que recompensa, que nada!”
( ) “Você não acha que tem muita sorte, seu bicho insolente!”
( ) “Não espere gratidão ao mostrar caridade para um inimigo.”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.