Início Série5º ano Interpretação de texto: O flamingo avarento – 5º ano

Interpretação de texto: O flamingo avarento – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o flamingo avarento. Nunca naquela região se tinha visto um flamingo tão avarento. Vamos conhecer a história dele? Então, leia o texto com muita atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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O flamingo avarento

    Nunca naquela região se tinha visto um flamingo tão avarento. Havia encontrado, há algum tempo atrás, um tesouro escondido, que era suficiente para lhe garantir o futuro. Mesmo assim, não parava de trabalhar. Não o fazia para contribuir com a comunidade, mas por ganância, para acumular cada vez maiores riquezas. Todos os dias, saía de casa ao nascer do sol e só retornava tarde da noite. E isso porque não o deixavam trabalhar à noite.

    — Devemos ter prudência e trabalhar o máximo possível, porque o futuro é incerto. — dizia ele para se justificar.

    — Mas de quanto dinheiro necessita esse flamingo? — interrogava-se o pelicano.

    — Olhem para ele. — apontava a lebre. Usa este mesmo traje há muitos anos. E tudo para poupar, já viram?

    Efetivamente, além de ser um incansável acumulador de riquezas, o flamingo era incapaz de gastar um centavo. O seu aspecto, o mais deprimente possível, causava pena e ao mesmo tempo desprezo aos seus conhecidos.

    Um dia o flamingo, que além de tudo alimentava-se muito mal, acordou com dor de estômago e não pôde ir trabalhar.

    — Que tristeza! — exclamou, receando pelo seu futuro. Não posso ir trabalhar! Bom… nada de chamar o médico. Cobra muito caro pelas visitas e logo em seguida há os remédios… Vou esperar mais um pouco. Com certeza, a dor logo passa…

    O tempo passou e o flamingo avarento ficou cada vez pior. Quando, finalmente desesperado, resolveu chamar o doutor, já era muito tarde. A doença havia progredido muito e não havia mais remédio.

    Então o flamingo compreendeu que a avareza o tinha prejudicado. A riqueza só tem valor se a soubermos utilizar.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-06-17/o-flamingo-avarento.htm>.
(Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Segundo a história, o flamingo “não parava de trabalhar” para:

(     ) “garantir o futuro”.

(     ) “contribuir com a comunidade”.

(     ) “acumular cada vez maiores riquezas”.

 

Questão 2 – Na passagem “Todos os dias, saía de casa ao nascer do sol e só retornava tarde da noite.”, o narrador revela fatos da rotina do flamingo que:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 3 – No segmento “O seu aspecto, o mais deprimente possível, causava pena e ao mesmo tempo desprezo aos seus conhecidos.”, o narrador refere-se ao aspecto:

(     ) do pelicano.

(     ) da lebre.

(     ) do flamingo.

 

Questão 4 – Em “— Que tristeza! — exclamou, receando pelo seu futuro.”, o termo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “lutando”.

(     ) “rezando”.

(     ) “temendo”.

 

Questão 5 – Na parte “Quando, finalmente desesperado, resolveu chamar o doutor, já era muito tarde.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Observe:

 “Então o flamingo compreendeu que a avareza o tinha prejudicado.”

Esse trecho é:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 7 – Identifique o fragmento que contém uma opinião do narrador:

(     ) “[…] o flamingo era incapaz de gastar um centavo.”

(     ) “Cobra muito caro pelas visitas e logo em seguida há os remédios…”

(     ) “A riqueza só tem valor se a soubermos utilizar.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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