Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto “O faquir e seu pote de manteiga”.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: O faquir e seu pote de manteiga – 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O faquir e seu pote de manteiga – 3º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O faquir e seu pote de manteiga – 3º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O faquir e seu pote de manteiga
Um faquir costumava pegar um pouco de pão, manteiga e mel de um homem nobre. Ele comia o pão com mel, mas guardava a manteiga em um pote de vidro. Quando o pote estava cheio, o faquir pendurava-o sobre a cabeça, para que nenhum animal pudesse alcançá-lo.
Uma noite, ele pensou em vender a manteiga para comprar uma ovelha e um carneiro com aquele dinheiro. E então ele disse:
– Eles darão carneirinhos, que também crescerão e darão seus próprios carneirinhos. E quando houver um montão de carneiros, eu os venderei e comprarei vacas e touros, que terão bezerros. E quando eu tiver os bezerros, vacas e touros, eu os venderei para comprar terras. Nessas terras, eu construirei uma bela casa com um jardim adorável. Eu me casarei com uma bela mulher e terei filhos. Eu lhes ensinarei boas maneiras para que eles exaltem o meu nome. E se eles me desobedecerem, eu baterei neles com meu cajado!
Ao dizer isso, ele balançou o cajado em sua mão e acertou o pote de manteiga que estava pendurado acima dele!
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) O que um faquir geralmente pegava de um homem nobre?
R.
3) O que o faquir fazia com a manteiga?
R.
4) Certa noite, o faquir pensou em fazer o que com a manteiga que havia guardado?
R.
5) O que faquir realmente queria comprar?
R.
6) Enquanto faquir falava o que queria fazer, o que ele acabou fazendo?
R.
Por Acessaber.