Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o cuco. Por que ele foi escolhido como o passarinho do relógio? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o interessante texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O cuco – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O cuco – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O cuco – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que o cuco foi escolhido como o passarinho do relógio?
O cuco é uma ave europeia, que vive em várias regiões do mundo. Mede 30 centímetros, tem o peito acinzentado e a parte inferior do corpo coberto com listas brancas e pretas. Ele canta bastante no início da primavera, e o seu nome vem do som de seu canto.
Segundo uma lenda da região da Floresta Negra, na Alemanha, havia um pássaro muito alegre nas matas, que cantava muito forte e era amigo de todos os outros animais. Protegia filhotes mesmo não sendo dele. Quando pressentia um perigo, o pássaro logo cantava bem alto: cuco-cuco. Todos ficavam em alerta. A bruxa, que também morava na mata, não gostava nada disso. Com seu aviso, os bichos que caçava para suas bruxarias escapavam! O que fez a malvada? Montou uma armadilha e caçou o pobre cuco! Enfiou-o dentro de uma casinha que tinha pendurada na parede de sua casa.
Todos os animais procuraram por dias e não acharam mais o pássaro. Percebendo que não conseguiria mais sair de lá, o cuco teve uma ideia.
Mesmo preso, ele descobriu como ajudar a todos. Quando a bruxa saía de casa, ele abria a portinha da casa e cantava muito alto: cuco-cuco-cuco. Era um jeito de avisar que a bruxa tinha saído para caçar. Foi assim que surgiram os vários modelos de relógios.
Marcelo Duarte.
Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br>.
Questões
Questão 1 – O trecho “Mede 30 centímetros, tem o peito acinzentado e a parte inferior do corpo coberto com listas brancas e pretas.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 2 – Na passagem “Ele canta bastante no início da Primavera, e o seu nome vem do som de seu canto.”, o termo destacado:
( ) retoma o cuco.
( ) apresenta o cuco.
( ) caracteriza o cuco.
Questão 3 – No segmento “Protegia filhotes mesmo não sendo dele.”, revela-se:
( ) uma ação efêmera do cuco nas matas.
( ) uma ação contínua do cuco nas matas.
( ) uma ação esporádica do cuco nas matas.
Questão 4 – Releia:
“Montou uma armadilha e caçou o pobre cuco!”
Segundo a lenda contada pelo autor do texto, por que a bruxa fez isso?
Questão 5 – Observe:
“Todos os animais procuraram por dias e não acharam mais o pássaro.”
O fato sublinhado:
( ) conclui o anterior.
( ) soma-se ao anterior.
( ) contrasta-se com o anterior.
Questão 6 – De acordo com a lenda, o cuco descobriu “um jeito de avisar que a bruxa tinha saído para caçar”. Identifique esse jeito:
Questão 7 – Na parte “Foi assim que surgiram os vários modelos de relógios.”, o vocábulo sublinhado foi usado para indicar:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – Segundo o autor, “o cuco foi escolhido como o passarinho do relógio”, por causa de:
( ) uma lenda.
( ) uma votação popular.
( ) uma pesquisa científica.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
3 comentários
Trabalho maravilhosooooo
Olá, Dalziza!
Seu comentário nos motiva demais! Muito obrigada por registrá-lo!
Fica o nosso convite para que você volte sempre!
Denyse
adorei