Início Série4º ano Interpretação de texto: O corajoso Carlito – 4º ano e 5º ano

Interpretação de texto: O corajoso Carlito – 4º ano e 5º ano

por acessaber

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quarto ano e quinto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto O corajoso Carlito.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

O corajoso Carlito

    Carlito era um garoto corajoso que vivia com seus pais, eles eram muito pobres e trabalhavam duro para ganhar a vida.  

    Carlito queria ser rico para dar uma vida confortável a eles. Então, decidiu se alistar no exército. Ele trabalhou honestamente e corajosamente pelo rei, mas o rei nunca o recompensou.

    Um dia, o rei ouviu sobre uma bela princesa que estava trancada em uma grande torre. Só que ele tinha muito medo de ir lá sozinho. Então, convocou Carlito e lhe pediu para ir à floresta encantada e resgatar a princesa para ele. Carlito seguiu a ordem do rei e, imediatamente, começou sua jornada.

    No caminho, Carlito chegou às margens do mar, ele ficou ali se perguntando como o atravessaria. Foi quando um grande peixe se aproximou dele e disse:

    – Eu sou o rei dos peixes! Diga-me, por que você está tão preocupado?

    Quando Carlito contou ao rei dos peixes sobre sua jornada, ele levou Carlito para o outro lado do mar. Dali, Carlito começou a caminhar até a floresta encantada.

    Na entrada da floresta, ele encontrou uma fada, ela perguntou por que ele tinha vindo à floresta encantada. Quando Carlito contou o propósito de sua vista, ela lhe deu uma espada mágica e disse:

    – A grande torre é vigiada por um gigante, com esta espada, você será capaz de vencê-lo e libertar a princesa.

    Carlito agradeceu à fada e continuou a caminhar até a grande torre. Quando chegou à torre, Carlito viu o gigante e com a ajuda da espada o venceu facilmente. Então, entrou no castelo e salvou a princesa.

    No retorno ao palácio do rei, Carlito contou à princesa que era para ela se casar com o rei, mas a princesa havia se apaixonado pelo corajoso Carlito.

    Ao chegar ao palácio do rei, ela pediu ao rei para arranjar um pouco de água do céu e um pouco de água do mundo sombrio. O rei convocou Carlito e lhe pediu para cumprir o desejo da princesa. Carlito clamou à fada por ajuda, ela apareceu diante dele com uma taça cheia de água do céu e outra com água do mundo sombrio.

    Carlito levou as taças ao rei e à princesa. A princesa então cortou sua mão e despejou a água do céu na sua ferida exposta. Quando a água se misturou com o sangue dela, ela se tornou a mais bela princesa de todo o reino. O rei também queria ficar bonito. Ele imediatamente cortou sua mão e derramou nela a água do mundo sombrio. Quando a água se misturou com seu sangue, ele se transformou em um monstro e atacou a princesa. Carlito foi ao socorro da princesa e derrotou o monstro com sua espada mágica.

    A princesa se casou com Carlito e eles se tornaram o novo rei e rainha. Ele levou seus pais para o palácio e todos passaram a viver com toda a felicidade do mundo.

Autor desconhecido.

 

Questões

1)   Qual é o título do texto?

R:

 

2)   Quais são os personagens principais da história?

R:

 

3)   Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

4)   Quem era Carlito e o que ele queria?

R:

 

5)   O que o rei fez quando ouviu que tinha uma princesa trancada em uma torre?

R:

 

6)   Quais dificuldades, Carlito encontrou no caminho chegar a torre?

R:

 

7)   Quem ajudou Carlito e de que maneira?

R:

 

8)   O que Carlito contou a princesa?

R:

 

9)   O que a princesa pediu ao rei?

R:

 

10)     Como a princesa se livrou de seu compromisso?

R:

 

 

Por Acessaber

1 comentário

Júlio Fausto 5 de maio - 10:37

pretendo sempre que for possível receber textos e aulas de português para enriquecer o meu vocábulo no lecionamento das aulas.

Responder

Deixe um Comentário