Início Série5º ano Interpretação de texto: O caso do grande roubo do museu – 5º ano

Interpretação de texto: O caso do grande roubo do museu – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre O caso do grande roubo do museu. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“O caso do grande roubo do museu”

    O urubu está aflito: ele dirige o Museu da Mata, e o quadro mais valioso do acervo sumiu! Ele chama então Dona Aranha, especialista em tramas, para decifrar o mistério. Assim começa O caso do grande roubo do museu, novo livro de Milton Célio de Oliveira Filho.

    Como em outros “casos” do autor, neste o leitor também é convidado a desvendar o sumiço: cada bicho interrogado pela Dona Aranha deixa uma pista de qual será o próximo animal suspeito.

    Além das rimas, as ilustrações do premiado ilustrador Alexandre Rampazo dão dicas do que vamos encontrar ao virar a página. Quem será que vai descobrir o paradeiro da obra? E que outra surpresa esse quadro pode revelar?

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788574126418/o-caso-do-grande-roubo-do-museu>. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – O texto lido é sobre:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) uma peça de teatro.

 

Questão 2 – Segundo o texto, o urubu da história “está aflito”. Por quê?

 

 

Questão 3 – Releia:

“Ele chama então Dona Aranha, especialista em tramas, para decifrar o mistério.”

 O trecho destacado revela:

(     ) o tempo de o urubu chamar a Dona Aranha.

(     ) a finalidade de o urubu chamar a Dona Aranha.

(     ) a consequência de o urubu chamar a Dona Aranha.

 

Questão 4 – O vocábulo “Assim”, empregado no primeiro parágrafo do texto, exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) causa.

 

Questão 5 – Observe:

“Como em outros ‘casos’ do autor, neste o leitor também é convidado a desvendar o sumiço […]”

Nessa passagem, o termo “Como”:

(     ) assinala uma conformidade.

(     ) introduz uma exemplificação.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 6 – O segmento “[…] cada bicho interrogado pela Dona Aranha deixa uma pista de qual será o próximo animal suspeito.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 7 – Na parte “Além das rimas, as ilustrações do premiado ilustrador Alexandre Rampazo dão dicas do que vamos encontrar ao virar a página.”, a expressão grifada indica:

(     ) adição.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 8 – Os questionamentos “Quem será que vai descobrir o paradeiro da obra? E que outra surpresa esse quadro pode revelar?” funcionam como:

(     ) um alerta.

(     ) um convite.

(     ) uma orientação.

 

Questão 9 – Quem escreveu o livro?

(     ) Alexandre Rampazo.

(     ) Milton Célio de Oliveira Filho.

(     ) Alexandre Rampazo e Milton Célio de Oliveira Filho.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário