Início Série5º ano Interpretação de texto: O cãozinho Manolo – 5º ano

Interpretação de texto: O cãozinho Manolo – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o cãozinho Manolo. Ele tinha um grande sonho, mas algo aconteceu… O que será, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

O cãozinho Manolo  

    Manolo era um cãozinho muito aplicado e inteligente, tirava sempre as melhores notas da turma. Todos pensavam que, mais tarde, ele poderia se dedicar às ciências ou à pesquisa. Mas bastava escutá-lo por alguns minutos para perceber o que realmente desejava.

    — Quero ser o jogador de futebol mais famoso de todos os tempos, e ninguém poderá me impedir! — dizia constantemente.

    Seu pai, já idoso, conhecia a fundo a vida. Por isso, dizia sempre:

    — Filho, gosto da confiança que deposita em si próprio. Mas deve levar em conta que nem sempre conseguimos concretizar nossos sonhos. A vida pode ter planos diferentes para nós. Compreende? Se por alguma razão, você não conseguir ser um bom jogador de futebol, não gostaria de vê-lo deprimido por causa disso.

    — Não, pai! Tenho força de vontade e firmeza suficientes para alcançar meu ideal. —respondia Manolo, um pouco aborrecido.

    Essas discussões eram frequentes. O tempo passou e o seu pai adoeceu e morreu. Poucos dias depois, Manolo caiu e quebrou uma pata. Os médicos não puderam fazer nada para lhe devolver a sua antiga capacidade física. Ele voltou a andar normalmente, mas teria de se esquecer de seu sonho, porque jamais voltaria a jogar futebol com o desempenho de antes.

    Angustiado, Manolo compreendeu o que seu pai tinha querido lhe dizer… para poupá-lo. Desde esse momento, ele mudou. Percebeu que seu sonho terminara, mas sua vida continuava e que ainda poderia ter outros sonhos.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-03-01/o-destino.htm>. (Com adaptações e corte).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Manolo era um cãozinho muito aplicado e inteligente, tirava sempre as melhores notas da turma.”

 Identifique o objetivo dessa passagem do texto:

 

Questão 2 – Segundo o texto, todos acreditavam que Manolo “poderia se dedicar às ciências ou à pesquisa” no futuro. Porém, ele desejava ser:

 

 

Questão 3 – Em “Seu pai, já idoso, conhecia a fundo a vida.”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – A história conta que o pai de Manolo gostava da autoconfiança do filho na realização do seu grande sonho.

Mas sempre lhe dizia algo quanto a isso. O que ele dizia?

 

 

Questão 5 – No segmento “Poucos dias depois, Manolo caiu e quebrou uma pata.”, o termo destacado assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 6 – De acordo com a história, Manolo “teria de se esquecer de seu sonho”. Explique:

 

 

Questão 7 – Observe:

“Percebeu que seu sonho terminara, mas sua vida continuava e que ainda poderia ter outros sonhos.”

No final da história, Manolo se mostra:

(     ) triste.

(     ) receoso.

(     ) confiante.

 

Questão 8 – Pode-se concluir que o texto sobre o cãozinho Manolo tem a intenção de:

(     ) dar uma notícia.

(     ) debater um assunto.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário