Início Série5º ano Interpretação de texto: O cachorro-vinagre – 5º ano

Interpretação de texto: O cachorro-vinagre – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o cachorro-vinagre. Nativo da América do Sul, é um canídeo de pequeno porte, com orelhas redondas e patas curtas! Vamos conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP06 e EF05LP09.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Conheça o cachorro-vinagre

    O cachorro-vinagre é um animal pouco conhecido pela ciência, devido à baixa densidade populacional e hábitos arredios. Nativo da América do Sul, é um canídeo de pequeno porte, com orelhas redondas e patas curtas, que vive próximo ao ambiente aquático.

    Segundo o Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (SALVE) do ICMBio, no Brasil, a espécie ocorre nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, com registros na Mata Atlântica.

    No entanto, projeções inseridas no sistema apontam que o canídeo pode perder quase 10% de seu habitat nas próximas três gerações, o que levaria a um declínio ainda maior das populações. Entre as ameaças à espécie, estão perda e fragmentação de habitat, mortalidade por sarna sarcóptica e outras doenças, e abate por cães domésticos.

    São animais carnívoros, que caçam tatus e grandes roedores, como pacas e cutias. […]

    A espécie é a mais sociável entre os canídeos de pequeno porte, vivendo em bandos de 2 a 12 indivíduos. Medem entre 57 e 75 cm de comprimento, possuem até 15 cm de cauda e podem pesar de 5 a 8 kg.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2024/04/05/ameacados-de-extincao-cachorros-vingare-sao-registrados-por-cameras-trap-em-sao-paulo.ghtml>. (Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Em “Conheça o cachorro-vinagre”, o texto:

(     ) faz um alerta.

(     ) faz um pedido.

(     ) faz um convite.

 

Questão 2 – Releia:

“O cachorro-vinagre é um animal pouco conhecido pela ciência […]”

 Por que ele é pouco conhecido?

 

Questão 3 – Na passagem “[…] a espécie ocorre nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, com registros na Mata Atlântica.”, a expressão grifada foi usada para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) complementar.

 

Questão 4 – Na parte “[…] levaria a um declínio ainda maior das populações.”, o termo destacado tem o mesmo sentido de:

(     ) “controle”.

(     ) “separação”.

(     ) “diminuição”.

 

Questão 5 – O texto enumera os fatores que ameaçam a vida do cachorro-vinagre. Transcreva os referidos fatores:

 

 

Questão 6 – Sublinhe o vocábulo que indica soma a seguir:

“São animais carnívoros, que caçam tatus e grandes roedores […]”

 

Questão 7 – Observe:

“A espécie é a mais sociável entre os canídeos de pequeno porte, vivendo em bandos de 2 a 12 indivíduos.”

Nesse segmento, o texto:

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) expressa uma opinião.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 8 – O trecho “Medem entre 57 e 75 cm de comprimento, possuem até 15 cm de cauda e podem pesar de 5 a 8 kg.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário