Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre O Burro na pele de Leão. Que história é essa, hein? Ficou curioso (a)? Então, leia-a! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ANO: EF35LP03, EF35LP04 e EF35LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O Burro na pele de Leão – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O Burro na pele de Leão – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O Burro na pele de Leão – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O Burro na pele de Leão
Um burro encontrou uma pele de leão deixada na floresta por um caçador. Vestiu a pele e resolveu se divertir, escondendo-se no mato e correndo, de repente, atrás dos animais que passavam por ali.
O burro ficou tão satisfeito ao ver os animais fugindo desesperados, como se ele fosse um leão, que não pôde deixar de gargalhar com um zurro alto.
Uma raposa, que correu com o resto, parou assim que ouviu a voz. Aproximando-se do burro, ela disse com uma risada:
– Se você tivesse mantido a boca fechada, poderia ter me enganado. Mas quando abriu a boca, percebi que era um burro.
Disponível em: <https://www.netmundi.org/home/as-fabulas-de-esopo-metaforas-da-natureza-humana/>.
(Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma crônica.
Questão 2 – Identifique o fato que motivou a história:
Questão 3 – Releia:
“Vestiu a pele e resolveu se divertir […]”
A história refere-se ao:
( ) leão.
( ) burro.
( ) caçador.
Questão 4 – O trecho “[…] escondendo-se no mato e correndo, de repente, atrás dos animais que passavam por ali.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 5 – Observe:
“O burro ficou tão satisfeito ao ver os animais fugindo desesperados […] que não pôde deixar de gargalhar com um zurro alto.”
O vocábulo destacado inicia:
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 6 – Na parte “[…] como se ele fosse um leão […]”, o termo “como”:
( ) aponta uma causa.
( ) introduz um exemplo.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 7 – Na história, a raposa parou porque:
( ) correu muito.
( ) ouviu a voz do burro.
( ) se aproximou do burro.
Questão 8 – O travessão:
( ) anuncia a fala da raposa.
( ) indica o começo da fala da raposa.
( ) marca uma pausa na fala da raposa.
Questão 9 – Pode-se concluir que o texto tem a intenção de:
( ) fazer um apelo.
( ) dar uma advertência.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.