Início Série5º ano Interpretação de texto: O bioma Caatinga – 5º ano

Interpretação de texto: O bioma Caatinga – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a Caatinga. Vamos conhecer melhor esse bioma exclusivo do Brasil? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Caatinga

    Quem vê a Caatinga em plena seca entende na hora por que esse bioma recebeu um nome que significa floresta branca, em tupi-guarani. Ali, por onde se olha, só se veem umas poucas árvores desfolhadas, com troncos esbranquiçados brilhando ao sol. A paisagem parece desoladora, mas se engana quem pensa que a Caatinga é pobre em vida.

    Pelo contrário! Esse bioma exclusivamente brasileiro tem 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 de anfíbios, 241 de peixes e 221 de abelhas! A Caatinga ocupa uma área de 844.453 km2, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e o norte de Minas Gerais.

    A vegetação é totalmente adaptada ao clima semiárido e ao solo pedregoso, típicos da região. São plantas com grande capacidade de armazenar água, com espinhos no lugar de folhas e raízes superficiais – tudo para conseguir aproveitar o melhor possível a pouca umidade disponível. Mandacaru, xique-xique, barriguda, umbuzeiro, aroeira, angico e carnaúba são algumas das espécies características da região.

    Mas pensa que a Caatinga é só seca? Nada disso! Quando chove, a natureza local se veste de verde, pontuada por muitas flores de cores vivas. Além disso, perto das serras, é possível encontrar brejos, verdadeiros oásis ricos em umidade e solos férteis.

    Como outros biomas, a Caatinga tem sofrido com o desmatamento, que já atinge 46% da sua área. A vegetação tem sido derrubada para virar lenha ou dar lugar a pastagens e plantações.

    Para reforçar a importância de se preservar esse bioma tão especial, desde 2004, 28 de abril é o Dia da Caatinga.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Ali, por onde se olha, só se veem umas poucas árvores desfolhadas, com troncos esbranquiçados brilhando ao sol.”, o termo destacado refere-se:

 

 

Questão 2 – Identifique o trecho que contém linguagem figurada:

(     ) “Quando chove, a natureza local se veste de verde […]”

(     ) “[…] perto das serras, é possível encontrar brejos […]”

(     ) “A vegetação tem sido derrubada para virar lenha […]”

 

Questão 3 – Segundo o texto, o bioma Caatinga existe:

(     ) somente no Brasil

(     ) principalmente no Brasil.

(     ) minoritariamente no Brasil.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, há diferentes espécies de animais na Caatinga, com maior número de:

(     ) aves.

(     ) peixes.

(     ) mamíferos.

 

Questão 5 – O segmento “A Caatinga ocupa uma área de 844.453 km2, o equivalente a 11% do território nacional.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 6 – O texto revela que as plantas da Caatinga têm “grande capacidade de armazenar água”. Por que elas conseguem isso?

 

 

Questão 7 – Na passagem “Como outros biomas, a Caatinga tem sofrido com o desmatamento […]”, o vocábulo grifado:

(     ) indica uma causa.

(     ) inicia uma comparação.

(     ) introduz uma exemplificação.

 

Questão 8 – Sublinhe a seguir a palavra que estabelece a relação de finalidade:

 “Para reforçar a importância de se preservar esse bioma tão especial, desde 2004, 28 de abril é o Dia da Caatinga.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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