Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a Caatinga. Vamos conhecer melhor esse bioma exclusivo do Brasil? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O bioma Caatinga – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O bioma Caatinga – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O bioma Caatinga – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Caatinga
Quem vê a Caatinga em plena seca entende na hora por que esse bioma recebeu um nome que significa floresta branca, em tupi-guarani. Ali, por onde se olha, só se veem umas poucas árvores desfolhadas, com troncos esbranquiçados brilhando ao sol. A paisagem parece desoladora, mas se engana quem pensa que a Caatinga é pobre em vida.
Pelo contrário! Esse bioma exclusivamente brasileiro tem 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 de anfíbios, 241 de peixes e 221 de abelhas! A Caatinga ocupa uma área de 844.453 km2, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e o norte de Minas Gerais.
A vegetação é totalmente adaptada ao clima semiárido e ao solo pedregoso, típicos da região. São plantas com grande capacidade de armazenar água, com espinhos no lugar de folhas e raízes superficiais – tudo para conseguir aproveitar o melhor possível a pouca umidade disponível. Mandacaru, xique-xique, barriguda, umbuzeiro, aroeira, angico e carnaúba são algumas das espécies características da região.
Mas pensa que a Caatinga é só seca? Nada disso! Quando chove, a natureza local se veste de verde, pontuada por muitas flores de cores vivas. Além disso, perto das serras, é possível encontrar brejos, verdadeiros oásis ricos em umidade e solos férteis.
Como outros biomas, a Caatinga tem sofrido com o desmatamento, que já atinge 46% da sua área. A vegetação tem sido derrubada para virar lenha ou dar lugar a pastagens e plantações.
Para reforçar a importância de se preservar esse bioma tão especial, desde 2004, 28 de abril é o Dia da Caatinga.
Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.
Questões
Questão 1 – Em “Ali, por onde se olha, só se veem umas poucas árvores desfolhadas, com troncos esbranquiçados brilhando ao sol.”, o termo destacado refere-se:
Questão 2 – Identifique o trecho que contém linguagem figurada:
( ) “Quando chove, a natureza local se veste de verde […]”
( ) “[…] perto das serras, é possível encontrar brejos […]”
( ) “A vegetação tem sido derrubada para virar lenha […]”
Questão 3 – Segundo o texto, o bioma Caatinga existe:
( ) somente no Brasil
( ) principalmente no Brasil.
( ) minoritariamente no Brasil.
Questão 4 – De acordo com o texto, há diferentes espécies de animais na Caatinga, com maior número de:
( ) aves.
( ) peixes.
( ) mamíferos.
Questão 5 – O segmento “A Caatinga ocupa uma área de 844.453 km2, o equivalente a 11% do território nacional.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 6 – O texto revela que as plantas da Caatinga têm “grande capacidade de armazenar água”. Por que elas conseguem isso?
Questão 7 – Na passagem “Como outros biomas, a Caatinga tem sofrido com o desmatamento […]”, o vocábulo grifado:
( ) indica uma causa.
( ) inicia uma comparação.
( ) introduz uma exemplificação.
Questão 8 – Sublinhe a seguir a palavra que estabelece a relação de finalidade:
“Para reforçar a importância de se preservar esse bioma tão especial, desde 2004, 28 de abril é o Dia da Caatinga.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.