Início Série6º ano Interpretação de texto: Nuvens de chuva – 6º ano

Interpretação de texto: Nuvens de chuva – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre as nuvens de chuva ou nuvens de tempestade. Por que as nuvens de chuva são escuras? Você sabe? Não? Então, leia com atenção o texto que explica direitinho esse curioso e interessante fato! Logo após, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Por que as nuvens de chuva são escuras?

    Há nuvens que são brancas como algodão. Ao avistá-las no céu, ninguém se preocupa em pegar o guarda-chuva. Já as nuvens que nos avisam que devemos sair prevenidos são escuras. Mas por que será que elas têm essa característica?

    As nuvens de tempestade são escuras simplesmente porque a luz solar não consegue atravessá-las. Chamadas de cúmulo-nimbo, elas atingem até 15 quilômetros de diâmetro e ficam a mais ou menos mil metros do chão.

    A luz solar, quando bate em nuvens desse tipo, acaba sendo refletida, em grande parte, de volta para o espaço. Quem promove essa reflexão da luz são as pedrinhas de gelo e as gotas de água que formam as nuvens cúmulo-nimbo. É verdade que uma parte da luz até passa para as camadas mais internas dessas nuvens. Só que, como a nuvem é muito espessa, a luz vai se extinguindo, se extinguindo e… Fica escuro na base delas, ou seja, na sua parte inferior, que é o que avistamos da superfície da Terra.

    As nuvens brancas são mais finas do que as nuvens de tempestade. Por isso é que elas não são escuras. Sabemos que a luz se espalha por todas as direções à medida que penetra na nuvem, que também é formada por gotas d’água e por gelo. Só que, como as nuvens brancas não são tão espessas, menos luz é perdida no caminho, sobrando mais para emergir na base da nuvem. Por isso, as vemos clarinhas.

Maria Assunção da Silva Dias. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 197. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – O texto “Por que as nuvens de chuva são escuras?” desempenha a função de:

(     ) noticiar um fato sobre as nuvens de chuva.

(     ) explicar um fato sobre as nuvens de chuva.

(     ) questionar um fato sobre as nuvens de chuva.

 

Questão 2 – Sublinhe, neste fragmento, o adjetivo que caracteriza as nuvens de tempestade:

“As nuvens de tempestade são escuras simplesmente porque a luz solar não consegue atravessá-las.”

 

Questão 3 – Segundo a autora, as nuvens brancas não são escuras porque:

(     ) são maiores que as nuvens de tempestade.

(     ) são mais finas que as nuvens de tempestade.

(     ) são mais espessas que as nuvens de tempestade.

 

Questão 4 – Na frase “[…] elas atingem até 15 quilômetros de diâmetro […]”, o pronome “elas”:

(     ) retoma “as nuvens de tempestade”.

(     ) enfatiza “as nuvens de tempestade”.

(     ) apresenta “as nuvens de tempestade”.

 

Questão 5 – Na oração “Há nuvens que são brancas como algodão.”, a autora usou a palavra “como” para indicar:

(     ) uma causa.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

 

Questão 6 – Na passagem “Já as nuvens que nos avisam que devemos sair prevenidos são escuras.”, o termo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “precavidos”.

(     ) “preocupados”.

(     ) “predispostos”.

 

Questão 7 – Na parte “Fica escuro na base delas, ou seja, na sua parte inferior […]”, a expressão grifada exprime:

(     ) uma condição.

(     ) uma explicação.

(     ) uma justificativa.

 

Questão 8 – Em “[…] que também é formada por gotas d’água e por gelo.”, a autora refere-se:

(     ) à luz.

(     ) à nuvem.

(     ) à tempestade.

 

Questão 9 – O texto foi escrito em uma linguagem:

(     ) didática.

(     ) científica.

(     ) jornalística.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário