Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma nuvem com formato raro. Ela lembra o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e é chamada de lenticular. Vamos entender esse fenômeno? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP05, EF05LP16 e EF05LP20.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Nuvem com formato raro – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Nuvem com formato raro – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Nuvem com formato raro – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Nuvem-MAC”: entenda o fenômeno raro visto no RJ que viralizou
Nuvem com formato raro, e que lembra o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, é chamada de lenticular.
Motoristas que passavam pelo Ponte Rio-Niterói nesta quarta-feira (3) puderam observar uma nuvem com formato parecido com o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói.
A nuvem com formato raro é chamada de lenticular. Normalmente, ela se forma próximo de montanhas, mas como a atmosfera está em deslocamento constante, as nuvens podem se deslocar em conjunto.
Nas imagens gravadas por um motorista, ele conversa com uma mulher e brinca com a semelhança da nuvem com o museu: “O museu de Niterói decolou. O MAC decolou”.
Disponível em: <https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2024/04/04/nuvem-formato-raro-no-rj.ghtml>.
Publicado em: 04 de abril de 2024. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto.
( ) uma notícia.
( ) uma propaganda.
Questão 2 – Releia:
“[…] entenda o fenômeno raro visto no RJ que viralizou”
A que fenômeno raro o texto se refere?
Questão 3 – O trecho “[…] lembra o Museu de Arte Contemporânea de Niterói […]”:
( ) conclui.
( ) compara.
( ) exemplifica.
Questão 4 – Observe:
“Motoristas que passavam pelo Ponte Rio-Niterói nesta quarta-feira (3) puderam observar uma nuvem com formato parecido com o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói.”
Esse fragmento é de forma predominante:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 5 – Na frase “A nuvem com formato raro é chamada de lenticular.”, o texto:
( ) dá uma explicação.
( ) expõe uma opinião.
( ) levanta uma hipótese.
Questão 6 – Na parte “Normalmente, ela se forma próximo de montanhas […]”, o vocábulo sublinhado foi usado para:
( ) retomar a nuvem com formato raro.
( ) apresentar a nuvem com formato raro.
( ) caracterizar a nuvem com formato raro.
Questão 7 – Em “[…] as nuvens podem se deslocar em conjunto.”, a expressão grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – No segmento “Nas imagens gravadas por um motorista, ele conversa com uma mulher e brinca com a semelhança da nuvem com o museu […]”, o termo “e” assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 9 – As aspas destacam no texto:
( ) a principal informação.
( ) a reprodução de uma fala alheia.
( ) a passagem em linguagem informal.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.