Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre musse de cambuci. Vamos ler o texto que nos ensina a preparar essa sobremesa? Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP08, EF05LP09, EF05LP12 e EF05LP15.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Musse de cambuci – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Musse de cambuci – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Musse de cambuci – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Aprenda a preparar musse de cambuci
Sobremesa é feita com fruta nativa da Mata Atlântica.
O cambuci se destaca pelo sabor azedo, aroma cítrico e adocicado, mas também pelo seu formato que, para alguns, lembra um disco voador. Vamos à receita de musse dessa fruta?
Ingredientes:
4 cambucis
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
Hortelã a gosto
Modo de preparo:
Retire a casca dos cambucis e separe a polpa;
No liquidificador, ponha o creme de leite, a polpa dos cambucis e o leite condensado. A proporção é de uma lata de creme de leite e uma de leite condensado para cada quatro cambucis;
Bata até obter uma mistura homogênea;
Finalize adicionando hortelã a gosto.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2025/03/29/hora-do-rancho-aprenda-preparo-de-mousse-de-cambuci.ghtml>. Publicado em: 29 de março de 2025. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Sobremesa é feita com fruta nativa da Mata Atlântica. “
a) A que sobremesa o texto se refere?
b) Qual fruta nativa da Mata Atlântica?
Questão 2 – De acordo com o texto, para alguns, o cambuci:
( ) “tem sabor azedo”.
( ) “lembra um disco voador”.
( ) “possui aroma cítrico e adocicado”.
Questão 3 – Na passagem “Vamos à receita de musse dessa fruta?”, o texto:
( ) faz um convite.
( ) dá uma orientação.
( ) expressa um desejo.
Questão 4 – A seção “Ingredientes” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) um argumentação.
Questão 5 – Na receita, não é determinada a quantidade de:
( ) hortelã.
( ) creme de leite.
( ) leite condensado.
Questão 6 – Pode-se afirmar que:
( ) deve ser usada apenas a casca dos cambucis.
( ) deve ser usada apenas a polpa dos cambucis.
( ) devem ser usadas a casca e a polpa dos cambucis.
Questão 7 – Na parte “A proporção é de uma lata de creme de leite e uma de leite condensado para cada quatro cambucis […]”, o termo grifado exprime a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 8 – Segundo o texto, é preciso bater no liquidificador “até obter uma mistura homogênea”. O que quer dizer “uma mistura homogênea”?
( ) Quer dizer uma mistura grossa.
( ) Quer dizer uma mistura uniforme.
( ) Quer dizer uma mistura volumosa.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.