Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do oitavo ou nono ano do ensino fundamental, com exercícios de interpretação e produção de texto dissertativo-argumentativo, partindo de temas otimistas propostos nas canções : “Farol” de Vitor Kley e “Tá Escrito” do grupo Revelação.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade de português em:
- Word: Interpretação de texto: Músicas otimistas – 8º ao 9º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Músicas otimistas – 8º ao 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Músicas otimistas – 8º ao 9º ano -Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Texto I – Farol
O mesmo céu que chove é o mesmo céu que faz… sol
Quando a escuridão vier te abraçar, encontre o seu farol
E você é o meu, o o o o o
E você é o meu, o o o o o
Quando a solidão for te encontrar, crie asas e comece a voar
Temos o mundo inteiro a descobrir
Sei que é difícil de entender, mas a vida é feita para se viver
Abra um sorriso e faça alguém sorrir
O mesmo céu que chove é o mesmo céu que faz sol
Quando a escuridão vier te abraçar, encontre o seu farol
E você é o meu, o o o o o
E você é o meu, o o o o o
E você é o meu, o o o o o
E você é o meu
Vitor Kley. https://www.letras.mus.br/vitor-kley/farol/
Texto II – Tá Escrito
Quem cultiva a semente do amor
Segue em frente e não se apavora
Se na vida encontrar dissabor
Vai saber esperar a sua hora
Quem cultiva a semente do amor
Segue em frente e não se apavora
Se na vida encontrar dissabor
Vai saber esperar a sua hora
Às vezes a felicidade demora a chegar
Aí é que a gente não pode deixar de sonhar
Guerreiro não foge da luta, não pode correr
Ninguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencer
É dia de sol, mas o tempo pode fechar
A chuva só vem quando tem que molhar
Na vida é preciso aprender
Se colhe o bem que plantar
É Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar
Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé
Manda essa tristeza embora
Basta acreditar que um novo dia vai raiar
Sua hora vai chegar!
Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé
Manda essa tristeza embora
Basta acreditar que um novo dia vai raiar
Sua hora vai chegar!
Revelação. https://www.letras.mus.br/revelacao/1567662/
Questões
Após realizar a leitura e escuta das canções acima responda às questões abaixo:
1) Qual é o tema proposto no texto I?
2) Qual é o tema proposto no texto II?
3) Cite aspectos que se assemelham nos dois texto.
4) Analise os versos a seguir :
“Quando a solidão for te encontrar, crie asas e comece a voar/
Quando a escuridão vier te abraçar, encontre o seu farol…”
Explique qual a mensagem que o compositor da canção quis transmitir nesses versos?
5) Você concorda com as ideias transmitidas nos versos:” Temos o mundo inteiro a descobrir/ a vida é feita para se viver…”? Comente.
6) A canção II traz um conselho para quem quer superar as dificuldades impostas pela vida. Qual é esse conselho? Você acredita ser esse o requisito básico para superação dos problemas? Comente.
7) De acordo com a canção II se a felicidade demorar a chegar o que devemos fazer?
8) Ainda de acordo com a canção II se a tristeza aparecer o que devemos fazer?
9) Explique o sentido dos versos a seguir:
“A chuva só vem quando tem que molhar
Na vida é preciso aprender
Se colhe o bem que plantar
É Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar…”
10) Você acredita que se lutarmos de forma honesta , seguindo princípios positivos como cita na música “ se colhe o bem que plantar” , a vitória um dia chega? Comente.
11) Às vezes por motivos diversos ficamos tristes ou desanimados. Você acha que ouvir a canção II o estado de espírito melhora? Por quê?
12) Após análise das mensagens positivas transmitidas pelas canções acima. Redija um texto sobre como cultivar a autoestima. Estimule seu leitor a manter atitudes que auxiliam no equilíbrio da autoestima. Para tanto faça pesquisas sobre o tema selecione, organize e interprete informações, fatos , opiniões e argumentos que o auxilie a defender seu ponto de vista sobre o tema. Seu texto deverá ser escrito na modalidade dissertativo-argumentativo. Não será aceito cópias. Faça um texto original com no mínimo 15 linhas. Será avaliado: coesão, coerência, pontuação, acentuação e a distribuição dos parágrafos em introdução, desenvolvimento e conclusão. Bom trabalho!
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras
1 comentário
Site excelente !