Início Atividades Interpretação de texto: Músicas otimistas – 8º ao 9º ano

Interpretação de texto: Músicas otimistas – 8º ao 9º ano

por Rosiane Fernandes

    Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do oitavo ou nono ano do ensino fundamental, com exercícios de  interpretação  e produção de texto dissertativo-argumentativo, partindo de temas otimistas propostos nas canções : “Farol” de Vitor Kley e “Tá Escrito” do grupo Revelação.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Texto I – Farol 

O mesmo céu que chove é o mesmo céu que faz… sol

Quando a escuridão vier te abraçar, encontre o seu farol

E você é o meu, o o o o o

E você é o meu, o o o o o

Quando a solidão for te encontrar, crie asas e comece a voar

Temos o mundo inteiro a descobrir

Sei que é difícil de entender, mas a vida é feita para se viver

Abra um sorriso e faça alguém sorrir

O mesmo céu que chove é o mesmo céu que faz sol

Quando a escuridão vier te abraçar, encontre o seu farol

E você é o meu, o o o o o

E você é o meu, o o o o o

E você é o meu, o o o o o

E você é o meu

Vitor Kley. https://www.letras.mus.br/vitor-kley/farol/

 

Texto II – Tá Escrito

Quem cultiva a semente do amor

Segue em frente e não se apavora

Se na vida encontrar dissabor

Vai saber esperar a sua hora

Quem cultiva a semente do amor

Segue em frente e não se apavora

Se na vida encontrar dissabor

Vai saber esperar a sua hora

Às vezes a felicidade demora a chegar

Aí é que a gente não pode deixar de sonhar

Guerreiro não foge da luta, não pode correr

Ninguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencer

É dia de sol, mas o tempo pode fechar

A chuva só vem quando tem que molhar

Na vida é preciso aprender

Se colhe o bem que plantar

É Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar

Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé

Manda essa tristeza embora

Basta acreditar que um novo dia vai raiar

Sua hora vai chegar!

Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé

Manda essa tristeza embora

Basta acreditar que um novo dia vai raiar

Sua hora vai chegar!

Revelação. https://www.letras.mus.br/revelacao/1567662/

 

Questões

Após realizar a leitura e escuta das canções acima responda às questões abaixo:

1) Qual é o tema proposto no texto I?

 

 

2) Qual é o tema proposto no texto II?

 

 

3) Cite aspectos que se assemelham nos dois texto.

 

 

4) Analise os versos a seguir :      

“Quando a solidão for te encontrar, crie asas e comece a voar/

Quando a escuridão vier te abraçar, encontre o seu farol…”

Explique qual a mensagem que o compositor da canção quis transmitir nesses versos?

 

5) Você concorda com as ideias transmitidas nos versos:” Temos o mundo inteiro a descobrir/ a vida é feita para se viver…”? Comente.

 

 

6) A canção II traz um  conselho para quem  quer superar as dificuldades impostas pela vida. Qual é esse conselho? Você acredita ser esse o requisito básico para superação dos problemas? Comente.

 

 

7) De acordo com a canção II se a felicidade demorar a chegar o que devemos fazer?

 

 

8) Ainda de acordo com a canção II se a tristeza aparecer o que devemos fazer?

 

 

9) Explique o sentido dos versos a seguir:

“A chuva só vem quando tem que molhar

Na vida é preciso aprender

Se colhe o bem que plantar

É Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar…”

 

 

10) Você acredita que se lutarmos de forma honesta , seguindo princípios positivos como cita na música “ se colhe o bem que plantar” , a vitória um dia chega? Comente.

 

 

11) Às vezes por motivos diversos ficamos tristes ou desanimados. Você acha que ouvir a canção II  o estado de espírito melhora? Por quê?

 

 

12) Após análise das mensagens positivas transmitidas pelas canções acima. Redija um texto sobre  como cultivar a autoestima. Estimule seu leitor a manter atitudes que auxiliam no equilíbrio da autoestima. Para tanto faça pesquisas sobre o tema selecione, organize e interprete informações, fatos , opiniões e argumentos que o auxilie a defender seu ponto de vista sobre o tema. Seu texto deverá ser escrito na modalidade dissertativo-argumentativo. Não será aceito cópias. Faça um texto original com no mínimo 15 linhas. Será avaliado: coesão,  coerência, pontuação, acentuação e a distribuição dos parágrafos em introdução, desenvolvimento e conclusão. Bom trabalho!

 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras

1 comentário

Niracy Maciel 30 de agosto - 17:06

Site excelente !

Responder

Deixe um Comentário