Início Série5º ano Interpretação de texto: Museu do Samba – 5º ano

Interpretação de texto: Museu do Samba – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o Museu do Samba. Ele foi declarado patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro! Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP06, EF05LP07 e EF05LP08.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Museu do Samba é declarado patrimônio histórico e cultural do RJ

Fundado em 2001, espaço reúne mais de 45 mil itens

    O Museu do Samba foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Localizado na zona norte do Rio, o museu foi fundado em 2001 e reúne o maior acervo do gênero no Brasil, com mais de 45 mil itens. A instituição oferece também uma rica e variada programação cultural e educativa, com exposições fixas e sazonais, eventos musicais, gastronômicos e multimídia.

    O reconhecimento foi feito por meio da Lei 10.360/24, sancionada na segunda-feira (6) pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do estado na terça (7).

    A lei, de acordo com o governo do estado, não tem natureza de tombamento, ou seja, não impede alterações nas características e instalações da sede do museu. O texto, no entanto, afirma que o governo poderá apoiar iniciativas voltadas à valorização e divulgação do espaço.

    O Museu do Samba foi fundado em 2001 pelos netos do compositor Cartola e de sua esposa e baluarte da Mangueira, Dona Zica. O museu nasceu com o nome de Centro Cultural Cartola. Em 2015, foi rebatizado com o nome atual e ampliou sua atuação.

    O museu é, atualmente, uma organização social que promove a valorização, a difusão e a preservação da memória do samba e dos sambistas. Possui ainda um Centro de Documentação e Pesquisa do Samba e uma coleção audiovisual com mais de 160 depoimentos originais gravados por grandes nomes da história do samba e do carnaval exclusivamente para o museu. 

Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-05/museu-do-samba-e-declarado-patrimonio-historico-e-cultural-do-rj>. Publicado em: 08 de maio de 2024.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima noticia um fato. Qual fato?

 

 

Questão 2 – Na passagem “A instituição oferece também uma rica e variada programação cultural e educativa […]”, a parte grifada retoma:

 

 

Questão 3 – O texto explica que o Museu do Samba oferece diversas atrações, entre elas, exposições sazonais. Em outras palavras, ele oferece exposições:

(     ) que ocorrem em datas alternadas.

(     ) que ocorrem na maior parte do ano.

(     ) que ocorrem sempre nas mesmas épocas do ano.

 

Questão 4 – O trecho “O reconhecimento foi feito por meio da Lei 10.360/24, sancionada na segunda-feira (6) […]”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – Segundo o texto, “a lei não tem natureza de tombamento”. O que isso quer dizer?

 

 

Questão 6 – Na frase “O texto, no entanto, afirma que o governo poderá apoiar iniciativas voltadas à valorização e divulgação do espaço.”, a expressão sublinhada:

(     ) inicia uma conclusão.

(     ) introduz uma ressalva.

(     ) assinala uma condição.

 

Questão 7 – O texto revela que a mudança de nome do museu ocorreu:

(     ) em 2001.

(     ) em 2015.

(     ) em 2024.

 

Questão 8 – Em “O museu é, atualmente, uma organização social que promove a valorização, a difusão e a preservação […]”, o termo destacado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 9 – De acordo com o texto, quem fundou o Museu do Samba?

(     ) Dona Zica.

(     ) os netos de Cartola e de Dona Zica.

(     ) nomes representativos da história do samba e do carnaval.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário