Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Museu da Cana. O espaço é dedicado à preservação da memória e história da cana-de-açúcar! Vamos saber mais a respeito dele? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP03, EF05LP05, EF05LP24, EF05LP19,
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Museu da Cana – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Museu da Cana – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Museu da Cana – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Museu da Cana preserva a história e memória da cana-de-açúcar
Museu passou a oferecer projetos educativos e culturais para estudantes
Quem visita o Museu da Cana, localizado em Sertãozinho, no interior de São Paulo, pode observar de perto um maquinário escocês original e preservado, trazido por Francisco Schmidt para o Engenho Central que, hoje, abriga o Museu.
O espaço é dedicado à preservação da memória e história da cana-de-açúcar, produto que foi fundamental para o desenvolvimento do país. Atualmente, Leila Heck é a gestora-executiva do museu.
Ela morou em São Paulo e no exterior. Após muitos anos trabalhando no mundo empresarial e corporativo, decidiu se especializar na preservação da memória e organização documental. Há dez anos, recebeu o convite para administrar o Museu e, de lá para cá, implantou uma série de projetos voltados para o fortalecimento da educação e cultura.
SERVIÇO
O Museu da Cana fica localizado no município de Sertãozinho (SP) e funciona das terças as sextas-feiras e aos domingos, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.
Disponível em: <https://redeglobo.globo.com/sp/eptv/epagro/resumo/museu-da-cana-preserva-a-historia-e-memoria-da-cana-de-acucar.ghtml>. Publicado em: 06 de janeiro de 2024. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Museu passou a oferecer projetos educativos e culturais para estudantes”
A que Museu o texto se refere?
Questão 2 – Qual a função do Museu identificado acima?
Questão 3 – O trecho “produto que foi fundamental para o desenvolvimento do país”:
( ) cita um exemplo.
( ) dá uma explicação.
( ) expõe uma opinião.
Questão 4 – Na parte “Atualmente, Leila Heck é a gestora-executiva do museu.”, o termo grifado:
( ) indica lugar.
( ) indica modo.
( ) indica tempo.
Questão 5 – Identifique o segmento que revela uma soma de fatos:
( ) “[…] um maquinário escocês original e preservado […]”
( ) “[…] trazido por Francisco Schmidt para o Engenho Central […]”
( ) “Há dez anos, recebeu o convite para administrar o Museu […]”
Questão 6 – Em “Após muitos anos trabalhando no mundo empresarial e corporativo, decidiu se especializar na preservação da memória e organização documental.”, o texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – No fragmento “[…] implantou uma série de projetos voltados para o fortalecimento da educação e cultura.”, o vocábulo destacado tem o mesmo sentido de:
( ) “instituiu”.
( ) “coordenou”.
( ) “desenvolveu”.
Questão 8 – Observe:
“O Museu da Cana fica localizado no município de Sertãozinho (SP) e funciona das terças as sextas-feiras e aos domingos, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.”
Essa passagem explicita o objetivo do texto de:
( ) noticiar.
( ) ensinar.
( ) divulgar.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.