Interpretação de texto: Mudar para crescer – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o exoesqueleto. Já ouviu falar dele? Trata-se da casquinha que protege os órgãos internos dos artrópodos! Como essa casquinha não é capaz de crescer acompanhando o desenvolvimento do corpo do animal, ele realiza a muda ou ecdise. Vamos saber mais a respeito desse interessante assunto? Então, leia com atenção o texto “Mudar para crescer”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

Mudar para crescer

    Os animais vertebrados – como nós, os seres humanos – têm ossos para sustentar o corpo. Já os artrópodos contam com o exoesqueleto: uma casquinha que protege seus órgãos internos. Como essa casquinha não é capaz de crescer acompanhando o desenvolvimento do corpo do animal, ele realiza a muda ou ecdise.

    Em outras palavras, à medida que o animal cresce dentro de sua casquinha, vai ficando apertado lá dentro. Então, começa a dissolver seu exoesqueleto de dentro para fora até que seu corpo mole consiga sair. Assim, ele pode produzir uma nova casquinha para proteger seu corpo frágil, só que agora maior.

    No período da muda, o artrópodo fica muito vulnerável: se movimenta lentamente e, em muitos casos, permanece imóvel até fazer a troca completa. Também se esconde para se proteger dos predadores enquanto produz sua armadura nova.

    Você já viu casquinhas de cigarra presas nas árvores? São os exoesqueletos que esses animais deixaram lá!

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 178.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o assunto do texto:

(     ) artrópodos.

(     ) exoesqueleto.

(     ) animais vertebrados.

 

Questão 2 – Releia este segmento do texto:

“Já os artrópodos contam com o exoesqueleto: uma casquinha que protege seus órgãos internos.”

O trecho “uma casquinha que protege seus órgãos internos”:

(     ) explica “exoesqueleto”.

(     ) caracteriza “exoesqueleto”.

(     ) complementa “exoesqueleto”.

 

Questão 3 – Em “Como essa casquinha não é capaz de crescer acompanhando o desenvolvimento do corpo do animal, ele realiza a muda ou ecdise.”, o termo “Como”:

(     ) aponta um exemplo.

(     ) expressa uma causa.

(     ) introduz uma comparação.

 

Questão 4 – No período “Em outras palavras, à medida que o animal cresce dentro de sua casquinha, vai ficando apertado lá dentro.”, a expressão grifada estabelece uma relação de:

(     ) finalidade.

(     ) proporção.

(     ) consequência.

 

Questão 5 – Grife, a seguir, os pronomes que retomam o animal (artrópodo):

“[…] ele pode produzir uma nova casquinha para proteger seu corpo frágil, só que agora maior.”

 

Questão 6 – O que significa dizer que “o artrópodo fica muito vulnerável no período da muda”?

(     ) Significa dizer que o artrópodo fica muito abatido no período da muda.

(     ) Significa dizer que o artrópodo fica muito agitado no período da muda.

(     ) Significa dizer que o artrópodo fica muito indefeso no período da muda.

 

Questão 7 – Na parte “[…] se movimenta lentamente e, em muitos casos, permanece imóvel até fazer a troca completa.”, o vocábulo destacado indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Na parte “Também se esconde para se proteger dos predadores enquanto produz sua armadura nova.”, os verbos sublinhados estão no modo indicativo, já que exprimem:

(     ) ações certas do artrópodo no período da muda.

(     ) ações possíveis do artrópodo no período da muda.

(     ) ações hipotéticas do artrópodo no período da muda.

 

Questão 9 – Na passagem “São os exoesqueletos que esses animais deixaram lá!”, a que exoesqueletos o texto se refere?

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: