Início Série5º ano Interpretação de texto: Mortina – 5º ano

Interpretação de texto: Mortina – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Mortina”. Ela é uma menina-zumbi! Já ouviu falar desse livro? Não? Então, leia o texto sobre ele! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“Mortina”

A pequena Mortina quer, como qualquer outra criança, fazer amigos. Mas há um detalhe: ela é uma menina-zumbi, e sua tia Fafá Lecida não a deixa sair de casa… Até que o Dia das Bruxas chega e, com ele, a chance de Mortina se aventurar fora de casa.

    Mortina é uma menina diferente de todas as outras: ela é uma menina-zumbi. Passa os dias no Palacete Decrépito com sua tia Fafá Lecida e seu inseparável amigo, o galgo albino Tristão.

    O maior sonho de Mortina é ter amigos de sua idade para brincar, mas sua tia nunca deixa que ela saia de casa, pois tem medo da reação dos humanos ao conhecerem a menina.

    Para sua alegria, um dia a oportunidade perfeita aparece: o Dia das Bruxas, quando todas as crianças saem às ruas com as fantasias mais horripilantes. Mortina nem vai precisar trocar de roupa para encarar a maior aventura de sua vida.

Autora do livro: Barbara Cantini
Tradutor do livro: Eduardo Brandão

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – “Mortina” é o nome de:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) uma série infantil.

 

Questão 2 – No fragmento a seguir, o texto estabelece uma comparação entre Mortina e as demais crianças. Sublinhe essa comparação:

“A pequena Mortina quer, como qualquer outra criança, fazer amigos.”

 

 

Questão 3 – O que, de acordo com o texto, diferencia Mortina das outras crianças?

 

 

Questão 4 – Releia:

“Passa os dias no Palacete Decrépito com sua tia Fafá Lecida e seu inseparável amigo, o galgo albino Tristão.”

Nesse segmento, o termo “e” exprime:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – No segmento acima, o trecho “o galgo albino Tristão”:

(     ) chama um personagem da história.

(     ) apresenta um personagem da história.

(     ) expõe uma opinião sobre um personagem da história.

 

Questão 6 – Em “O maior sonho de Mortina é ter amigos de sua idade para brincar […]”, há um vocábulo que expressa a ideia de finalidade. Localize-o:

 

 

Questão 7 – Segundo o texto, a tia de Mortina “nunca deixa que ela saia de casa”. Por quê?

 

 

Questão 8 – Observe:

“Para sua alegria, um dia a oportunidade perfeita aparece: o Dia das Bruxas, quando todas as crianças saem às ruas com as fantasias mais horripilantes.”

Nessa passagem, o texto revela:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 9 – O trecho “Mortina nem vai precisar trocar de roupa para encarar a maior aventura de sua vida.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário