Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma mobilização no Dia Mundial da Água. Qual mobilização? Descubra, lendo o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12 e EF05LP19.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Mobilização no Dia Mundial da Água – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Mobilização no Dia Mundial da Água – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Mobilização no Dia Mundial da Água – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Voluntários retiram mais de meia tonelada de lixo de praias e rios do RJ
Mobilização marca o Dia Mundial da Água
Voluntários retiraram mais de meia tonelada de resíduos, que estavam em praias e rios do estado do Rio de Janeiro. A mobilização deste sábado (22) fez parte da quarta edição do evento “Clean Up Bay” e celebra o Dia Mundial de Água.
A iniciativa foi realizada em diversos pontos, entre eles, Niterói, São Gonçalo e Aterro do Flamengo.
Além da coleta, a atividade contou com uma etapa de triagem, momento em que o material foi classificado, registrado e pesado.
Os dados levantados são importantes para mapear os tipos de resíduos, que chegam à costa, ajudando a orientar a implementação de ações pelo poder público.
O mutirão contou também com games e desafios de sustentabilidade, além de uma grande exposição de materiais que remetem à cultura oceânica.
A realização é da Rede de Conservação Águas da Guanabara, com parceria da Petrobras. Ela é inspirada no “Clean Up Day”, Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, e visa ampliar os resultados por meio do trabalho em rede, com foco nas regiões que carecem de ações efetivas de coleta de resíduos.
Carolina Pessôa. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2025-03/voluntarios-retiram-meia-tonelada-de-lixo-de-praias-e-rios-do-rj>. Publicado em: 22 de março de 2025.
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) uma notícia.
( ) uma crônica.
( ) um artigo de opinião.
Questão 2 – O texto é sobre uma mobilização no Dia Mundial da Água. Qual mobilização?
Questão 3 – Releia:
“A iniciativa foi realizada em diversos pontos, entre eles, Niterói, São Gonçalo e Aterro do Flamengo.”
Esse trecho:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 4 – Segundo o texto, além da coleta do lixo, “a atividade contou com uma etapa de triagem”. O que aconteceu nessa etapa?
Questão 5 – Na passagem “Os dados levantados são importantes para mapear os tipos de resíduos, que chegam à costa […]”, o vocábulo “para” introduz:
( ) um destino.
( ) uma direção.
( ) uma finalidade.
Questão 6 – No fragmento “O mutirão contou também com games e desafios de sustentabilidade […]”, o termo grifado exprime a ideia de:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) alternância.
Questão 7 – Em “Ela é inspirada no “Clean Up Day”, Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, e visa ampliar os resultados por meio do trabalho em rede […]”, a parte destacada:
( ) faz uma correção.
( ) dá uma explicação.
( ) exprime uma opinião.
Questão 8 – Observe:
“[…] com foco nas regiões que carecem de ações efetivas de coleta de resíduos.”
Cite um verbo com o mesmo sentido do que foi empregado nesse segmento:
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.