Início Série5º ano Interpretação de texto: Mobilização no Dia Mundial da Água – 5º ano

Interpretação de texto: Mobilização no Dia Mundial da Água – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma mobilização no Dia Mundial da Água. Qual mobilização? Descubra, lendo o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12 e EF05LP19.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Voluntários retiram mais de meia tonelada de lixo de praias e rios do RJ

Mobilização marca o Dia Mundial da Água

    Voluntários retiraram mais de meia tonelada de resíduos, que estavam em praias e rios do estado do Rio de Janeiro. A mobilização deste sábado (22) fez parte da quarta edição do evento “Clean Up Bay” e celebra o Dia Mundial de Água.

    A iniciativa foi realizada em diversos pontos, entre eles, Niterói, São Gonçalo e Aterro do Flamengo.

    Além da coleta, a atividade contou com uma etapa de triagem, momento em que o material foi classificado, registrado e pesado.

    Os dados levantados são importantes para mapear os tipos de resíduos, que chegam à costa, ajudando a orientar a implementação de ações pelo poder público.

    O mutirão contou também com games e desafios de sustentabilidade, além de uma grande exposição de materiais que remetem à cultura oceânica.

    A realização é da Rede de Conservação Águas da Guanabara, com parceria da Petrobras. Ela é inspirada no “Clean Up Day”, Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, e visa ampliar os resultados por meio do trabalho em rede, com foco nas regiões que carecem de ações efetivas de coleta de resíduos.

Carolina Pessôa. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2025-03/voluntarios-retiram-meia-tonelada-de-lixo-de-praias-e-rios-do-rj>. Publicado em: 22 de março de 2025.

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) uma notícia.

(     ) uma crônica.

(     ) um artigo de opinião.

 

Questão 2 – O texto é sobre uma mobilização no Dia Mundial da Água. Qual mobilização?

 

 

Questão 3 – Releia:

“A iniciativa foi realizada em diversos pontos, entre eles, Niterói, São Gonçalo e Aterro do Flamengo.”

Esse trecho:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – Segundo o texto, além da coleta do lixo, “a atividade contou com uma etapa de triagem”. O que aconteceu nessa etapa?

 

 

Questão 5 – Na passagem “Os dados levantados são importantes para mapear os tipos de resíduos, que chegam à costa […]”, o vocábulo “para” introduz:

(     ) um destino.

(     ) uma direção.

(     ) uma finalidade.

 

Questão 6 – No fragmento “O mutirão contou também com games e desafios de sustentabilidade […]”, o termo grifado exprime a ideia de:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 7 – Em “Ela é inspirada no “Clean Up Day”, Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, e visa ampliar os resultados por meio do trabalho em rede […]”, a parte destacada:

(     ) faz uma correção.

(     ) dá uma explicação.

(     ) exprime uma opinião.

 

Questão 8 – Observe:

“[…] com foco nas regiões que carecem de ações efetivas de coleta de resíduos.”

Cite um verbo com o mesmo sentido do que foi empregado nesse segmento:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário