Início Série5º ano Interpretação de texto: Meu pai é uma árvore – 5º ano

Interpretação de texto: Meu pai é uma árvore – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Meu pai é uma árvore. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP07 e EF05LP08.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“Meu pai é uma árvore”

Com humor e ternura, esta história convida o leitor a embarcar em um faz de conta inusitado e mostra como momentos de brincadeira podem se transformar em boas lembranças.

    A pequena Madeleine quer convencer seu pai a se juntar a ela em uma brincadeira de fingir ser uma árvore. Embora inicialmente relutante, o pai aceita participar “só por um minuto”. À medida que ele permanece imóvel, com os braços estendidos, diversos animais começam a interagir com ele: uma coruja cochila em seu ombro, um sabiá-laranjeira constrói um ninho em seu cabelo, insetos rastejam por seu corpo e até uma pipa se enrosca em sua cabeça.

    Mesmo enfrentando chuva e a chegada da noite, Madeleine o lembra de que “árvores não se importam com essas coisas”. No final, ambos reconhecem que não são árvores, mas celebram o dia inteiro passado juntos ao ar livre.

    As ilustrações características de Jon Agee, com seu humor peculiar e expressões faciais marcantes, complementam perfeitamente a narrativa. Uma divertida homenagem aos pais dispostos a ir além por seus filhos amantes da natureza – e uma excelente leitura para o Dia dos Pais ou para momentos de leitura compartilhada entre pais e filhos.

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788567100678/meu-pai-e-uma-arvore>.

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

 “Com humor e ternura, esta história convida o leitor a embarcar em um faz de conta inusitado e mostra como momentos de brincadeira podem se transformar em boas lembranças.”

A que história o texto se refere?

 

Questão 2 – Segundo o texto, na história, o pai de Madeleine aceita participar da brincadeira com ela “só por um minuto”. Qual brincadeira?

 

 

Questão 3 – Conforme o texto, na história, muitos animais começam a interagir com o pai de Madeleine durante a brincadeira. Entre eles, “uma coruja que cochila”:

(     ) “em seu ombro”.

(     ) “em seu cabelo”.

(     ) “em sua cabeça”.

 

Questão 4 – O trecho “árvores não se importam com essas coisas” aparece entre aspas, porque:

(     ) é uma ironia.

(     ) é uma citação.

(     ) é uma informalidade.

 

Questão 5 – Na frase “No final, ambos reconhecem que não são árvores, mas celebram o dia inteiro passado juntos ao ar livre.”, o texto:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 6 – Sublinhe a palavra que assinala a ideia de soma na passagem:

“As ilustrações características de Jon Agee, com seu humor peculiar e expressões faciais marcantes […]”

 

Questão 7 – Na parte “[…] complementam perfeitamente a narrativa.”, o termo grifado indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 8 – Em “Uma divertida homenagem aos pais dispostos a ir além por seus filhos amantes da natureza […]”, há um vocábulo que exprime uma opinião. Identifique-o:

 

 

Questão 9 – No segmento “[…] uma excelente leitura para o Dia dos Pais ou para momentos de leitura compartilhada entre pais e filhos.”, o texto:

(     ) faz um convite.

(     ) dá um conselho.

(     ) propõe uma reflexão.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário