Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a mandioca. Do prato dos povos indígenas para o nosso! Vamos saber mais a respeito desse precioso alimento tão presente no Brasil? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04 e EF05LP05.
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Mandioca: do prato dos povos indígenas para o nosso
Herdando as características dos povos originários, hoje o tubérculo é consumido em todo o Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 foram produzidos quase 18 milhões de toneladas desse alimento no país. O Brasil é o quinto maior produtor do mundo, de acordo com dados de 2021 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, em inglês).
Por aqui, a mandioca sem processamento (in natura) é facilmente encontrada nas feiras populares. Sua farinha também pode ser adquirida em supermercados de todas as regiões do país. A tapioca, por exemplo, pode ser apreciada em lanchonetes e nas casas de diversas regiões do país.
O historiador Nelson Silva, que também é diretor do CIEP 175 José Lins do Rego, em São João de Meriti (RJ), explica que a mandioca faz parte da história do Brasil. “Ela veio da cultura indígena e hoje é servida nas escolas. Os alunos precisam saber as histórias que envolvem esse alimento”, destacou em entrevista ao Invivo.
“A feijoada, por exemplo, tem uma história de opressão por usar carnes não nobres. A mandioca tem também uma série de histórias que vem da colonização, da resiliência (capacidade de se adaptar frente a situações desafiadoras) do povo brasileiro de Norte a Sul”, conclui Nelson Silva, reforçando a importância da mandioca na alimentação do país.
Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/historia/mandioca-povos-originarios/>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Na passagem “Herdando as características dos povos originários, hoje o tubérculo é consumido em todo o Brasil.”, a que tubérculo o texto se refere?
Questão 2 – O trecho “Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 foram produzidos quase 18 milhões de toneladas desse alimento no país.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – Em “Por aqui, a mandioca sem processamento (in natura) é facilmente encontrada nas feiras populares.”, o termo sublinhado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – Segundo o texto, a farinha de mandioca “pode ser adquirida em supermercados de todas as regiões do país”. Em outras palavras, ela pode ser:
( ) “vendida em supermercados de todas as regiões do país”.
( ) “comprada em supermercados de todas as regiões do país”.
( ) “valorizada em supermercados de todas as regiões do país”.
Questão 5 – No fragmento “A tapioca, por exemplo, pode ser apreciada em lanchonetes e nas casas de diversas regiões do país.”, a palavra destacada assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 6 – O texto revela a origem da mandioca no Brasil. Informe essa origem:
Questão 7 – Na frase “A feijoada, por exemplo, tem uma história de opressão por usar carnes não nobres.”, o vocábulo grifado:
( ) introduz uma causa.
( ) aponta uma condição.
( ) inicia uma consequência.
Questão 8 – Na parte “[…] resiliência (capacidade de se adaptar frente a situações desafiadoras) […]”, os parênteses contêm:
( ) um exemplo.
( ) uma correção.
( ) uma explicação.
Questão 9 – Identifique a ideia defendida pelo historiador Nelson Silva, entrevistado pelo Invivo:
( ) “Ela veio da cultura indígena e hoje é servida nas escolas.”
( ) “Os alunos precisam saber as histórias que envolvem esse alimento […]”
( ) “A mandioca tem também uma série de histórias que vem da colonização […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.