Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Joana e Lia”. Um livro sensível, que trata de questões como crescimento, amadurecimento, individualidade e cumplicidade. Vamos ler o texto que nos apresenta essa obra? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Joana e Lia – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Joana e Lia – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Joana e Lia – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Joana e Lia”
Um livro sensível, que trata de questões como crescimento, amadurecimento, individualidade e cumplicidade
Joana é irmã de Lia e Lia é irmã de Joana. Elas se parecem tanto uma com a outra que todos acham que são gêmeas! Usam as mesmas roupas, o mesmo corte de cabelo. Dividem o quarto, estudam na mesma escola e têm planos juntas para quando crescerem.
Tudo funciona muito bem – até que Joana tem que mudar de escola… Ela faz novos amigos, começa a gostar de outras coisas, usar outras roupas, fazer outros planos…
E agora? Como se tornar independente quando a gente se acostumou, desde sempre, a ser duas? E como transformamos a parceria?
Com belíssimas ilustrações, Joana e Lia é uma história delicada sobre o crescimento, a passagem da infância para a adolescência e as mudanças na cumplicidade entre duas irmãs.
Autora do livro: Sandrine Bonini
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788566642360/joana-e-lia>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Um livro sensível, que trata de questões como crescimento, amadurecimento […]”
Qual livro?
Questão 2 – Quem escreveu o livro identificado acima?
Questão 3 – Em “Elas se parecem tanto uma com a outra que todos acham que são gêmeas!”, o texto refere-se:
Questão 4 – Sublinhe a seguir o termo que introduz a ideia de soma:
“Dividem o quarto, estudam na mesma escola e têm planos juntas para quando crescerem.”
Questão 5 – Na parte “Tudo funciona muito bem – até que Joana tem que mudar de escola…”, o texto revela:
( ) o início da história.
( ) a complicação da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 6 – O trecho “Ela faz novos amigos, começa a gostar de outras coisas, usar outras roupas, fazer outros planos…”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – Na frase “Como se tornar independente quando a gente se acostumou, desde sempre, a ser duas?”, a expressão destacada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – No segmento “E como transformamos a parceria?”, o vocábulo “como”:
( ) exprime modo.
( ) anuncia um exemplo.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 9 – Releia:
“Com belíssimas ilustrações, Joana e Lia é uma história delicada sobre o crescimento, a passagem da infância para a adolescência e as mudanças na cumplicidade entre duas irmãs.”
Nesse fragmento, o texto:
( ) avalia o livro.
( ) cita uma passagem do livro.
( ) levanta hipóteses sobre o livro.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.