Início Série5º ano Interpretação de texto: Jabuticabas – 5º ano

Interpretação de texto: Jabuticabas – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre jabuticabas. Trata-se de um texto muito reflexivo! Portanto, leia-o! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP03, EF35LP08, EF35LP13 e EF35LP14.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Jabuticabas

    Um senhor de idade avançada estava cuidando da planta com todo o carinho, quando um jovem se aproximou dele e perguntou:

    – Que planta é esta de que o senhor está cuidando?

    – É uma jabuticabeira – respondeu o senhor.

    – E ela demora quanto tempo para dar frutos?

    – Pelo menos uns quinze anos – informou o senhor.

    – E o senhor espera viver tanto tempo assim? – indagou irônico o rapaz.

    – Não, não creio que viva mais tanto tempo, pois já estou no fim da minha jornada. – disse o ancião.

    – Então, que vantagem você leva com isso, meu velho?

    – Nenhuma, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticabas, se todos pensassem como você…

Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/2008-12-13/jabuticabas.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto acima:

(     ) fazer refletir.

(     ) dar uma notícia.

(     ) debater um assunto.

 

Questão 2 – Releia:

“Um senhor de idade avançada estava cuidando da planta com todo o carinho, quando um jovem se aproximou dele e perguntou […]”

Esse fragmento:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 3 – Em “– Que planta é esta de que o senhor está cuidando?”, o travessão:

(     ) introduz a fala do jovem.

(     ) marca o começo da fala do jovem.

(     ) assinala uma pausa na fala do jovem.

 

Questão 4 – Na parte “– E ela demora quanto tempo para dar frutos?”, o termo “ela” refere-se à:

 

 

Questão 5 – Na frase “– Pelo menos uns quinze anos […]”, o senhor informa:

(     ) o tempo mínimo.

(     ) o tempo máximo.

(     ) o tempo aproximado.

 

Questão 6 – No trecho “[…] pois estou no fim da minha jornada.”, a palavra grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – No segmento “– Então, que vantagem você leva com isso, meu velho?”, o vocábulo destacado foi usado para:

(     ) corrigir.

(     ) retomar.

(     ) complementar.

 

Questão 8 – Observe:

“[…] ninguém colheria jabuticabas, se todos pensassem como você…”

Quem expressa esse pensamento?

(     ) o rapaz.

(     ) o senhor.

(     ) o narrador.

 

Questão 9 – Pode-se caracterizar o senhor da história como alguém:

(     ) indiferente às próximas gerações.

(     ) desiludido com as próximas gerações.

(     ) consciente com as próximas gerações.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário