Início Série5º ano Interpretação de texto: Inezita Barroso – 5º ano

Interpretação de texto: Inezita Barroso – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Inezita Barroso. Ela teve uma trajetória que deixou uma marca indelével na arte do país, principalmente na chamada cultura caipira! Vamos conhecer a trajetória dessa grande artista brasileira? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP07 e EF05LP16.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

 Inezita Barroso

    Ignez Magdalena Aranha de Lima, ou melhor, Inezita Barroso nasceu em 1925, em São Paulo. Inezita teve uma carreira profícua. Foi cantora, atriz, instrumentista, apresentadora de rádio e televisão, além de folclorista, professora e pesquisadora da cultura popular brasileira.

    Ela teve uma trajetória que deixou uma marca indelével na arte do país, principalmente na chamada cultura caipira, incentivada e divulgada no seu trabalho.

    O sucesso de Inezita pode ser explicado não apenas pelo seu talento artístico, mas também pelo vasto conhecimento que tinha do gênero que abraçou. 

    Formou-se em biblioteconomia na Universidade de São Paulo (USP). Por seus estudos com folclore e cultura popular, chegou a ganhar o título honoris causa pela Universidade de Lisboa.

    Na Rádio Clube de Recife, interpretou músicas coletadas pelo escritor Mário de Andrade. Entrou na rádio Bandeirantes em 1950 e, em seguida, foi contratada pela Record. Foi também em 1950 quando adotou o nome artístico Inezita Barroso – um apelido de infância com o sobrenome do marido.

    No cinema, Inezita esteve em filmes como Ângela (1950), O craque (1953), Destino em apuros (1953) e É proibido beijar (1954), entre outros.

    Na década de 70, apresentou-se em uma série de eventos internacionais. Começou a apresentar programas de televisão e rádio, sendo o mais famoso e até hoje reverenciado Viola, Minha Viola, que comandou por 35 anos. 

    Ela esteve à frente do programa de 1980 a 2015, pouco antes de morrer em 8 de março, quando completou 90 anos.

“Agência Brasil”. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2025-03/cultura-caipira-nascimento-de-inezita-barroso-completa-100-anos-hoje>. (Fragmento com adaptação). Publicado em: 04 de março de 2025.

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima é do gênero:

(     ) notícia.

(     ) crônica.

(     ) biografia.

 

Questão 2 – Em “Foi cantora, atriz, instrumentista, apresentadora de rádio e televisão, além de folclorista, professora e pesquisadora da cultura popular brasileira.”, o texto refere-se à:

 

 

Questão 3 – Segundo o texto, Inezita “teve uma trajetória que deixou uma marca indelével na arte do país”. O que quer dizer “uma marca indelével”?

(     ) Quer dizer uma marca que não se pode negar.

(     ) Quer dizer uma marca que não se pode apagar.

(     ) Quer dizer uma marca que não se pode superar.

 

Questão 4 – O texto destaca os fatores que explicam o sucesso de Inezita. Identifique-os:

 

 

Questão 5 – Conforme o texto, Inezita “chegou a ganhar o título honoris causa pela Universidade de Lisboa”. O que a levou a essa conquista?

 

 

Questão 6 – De acordo com o texto, onde Inezita “interpretou músicas coletadas pelo escritor Mário de Andrade”?

(     ) na Record.

(     ) na rádio Bandeirantes.

(     ) na Rádio Clube de Recife.

 

Questão 7 – O texto revela que Inezita participou do filme “O craque”, no ano de:

(     ) 1950.

(     ) 1953.

(     ) 1954.

 

Questão 8 – Grife a seguir o vocábulo que exprime a ideia de soma:

“[…] sendo o mais famoso e até hoje reverenciado Viola, Minha Viola […]”

 

Questão 9 – O trecho “Ela esteve à frente do programa de 1980 a 2015, pouco antes de morrer em 8 de março, quando completou 90 anos.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário