Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre incêndios em áreas de conservação em Minas Gerais. Parques sofrem com chamas intensas; ICMBio suspeita de ação humana! Vamos nos informar a respeito dessa situação tão preocupante? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP03 e EF35LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Incêndios em áreas de conservação – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Incêndios em áreas de conservação – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Incêndios em áreas de conservação – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Incêndios atingem sete áreas de conservação em Minas Gerais
Parques sofrem com chamas intensas; ICMBio suspeita de ação humana
Ao menos sete unidades de conservação de Minas Gerais estão sofrendo com incêndios nos últimos dias. No Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte, o fogo começou no último domingo e, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), atingiu mais de 6 mil hectares.
Brigadistas do instituto, voluntários e militares do Corpo de Bombeiros mineiro controlaram o incêndio na noite de terça-feira, mas continuam monitorando para garantir a extinção dos focos. Ainda existem áreas com riscos altos de retorno das chamas.
O ICMBIO explica que o período de estiagem tem temperaturas altas e umidade baixa, o que favorece a propagação das chamas. Apesar disso, as suspeitas são de que o incêndio foi causado por ação humana. A Polícia Civil está investigando o caso.
Na Serra da Moeda, os trabalhos estão no terceiro dia, envolvendo mais de 30 pessoas, entre militares e brigadistas. Um avião é usado para eliminar as chamas.
No Parque Estadual Serra do Brigadeiro, na região da Zona da Mata, um incêndio de grandes proporções está sendo combatido desde domingo. O Corpo de Bombeiros de Viçosa esteve no local e verificou chamas intensas avançando em direção ao parque.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as operações continuam ao longo da semana, pois o combate é dificultado, em virtude dos fortes ventos da região, às altas temperaturas e a dificuldade da topografia do terreno do parque.
Todos os deslocamentos para envio de tropas são realizados, por meio de aeronaves.
Cristiane Ribeiro. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2024-08/incendios-atingem-sete-areas-de-conservacao-em-minas-gerais>. Publicado em: 22 de agosto de 2024.
Questões
Questão 1 – Releia:
“Parques sofrem com chamas intensas […]”
A que parques o texto se refere?
Questão 2 – Segundo o texto, “o fogo atingiu mais de 6 mil hectares”:
( ) na Serra da Moeda.
( ) no Parque Nacional da Serra do Cipó.
( ) no Parque Estadual Serra do Brigadeiro.
Questão 3 – O trecho “Brigadistas do instituto, voluntários e militares do Corpo de Bombeiros mineiro controlaram o incêndio na noite de terça-feira […]”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 4 – Na parte “[…] o que favorece a propagação das chamas.”, o vocábulo destacado tem o mesmo sentido de:
( ) “concentração”.
( ) “espalhamento”.
( ) “transformação”.
Questão 5 – De acordo com a autora do texto, “as suspeitas de que o incêndio foi causado por ação humana” são:
( ) da Polícia Civil.
( ) do Corpo de Bombeiros.
( ) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Questão 6 – Sublinhe a seguir o termo que indica a soma de fatos:
“O Corpo de Bombeiros de Viçosa esteve no local e verificou chamas intensas avançando em direção ao parque.”
Questão 7 – Observe:
“[…] o combate é dificultado, em virtude dos fortes ventos da região, às altas temperaturas e a dificuldade da topografia do terreno do parque.”
A expressão grifada:
( ) introduz causas.
( ) aponta condições.
( ) assinala consequências.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.