Início Série3º ano Interpretação de texto: Heloísa e os dez príncipes encantados – 3º ano e 4º ano

Interpretação de texto: Heloísa e os dez príncipes encantados – 3º ano e 4º ano

por acessaber

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do terceiro ano e quarto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto Heloísa e os dez príncipes encantados.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Heloísa e os dez príncipes encantados

    Heloísa era uma garota pobre que estava sozinha no mundo. Ela costumava vender frutas para ganhar a vida.

    Um dia, ela foi vender frutas, mas ninguém comprou. A pobre Heloísa perambulou o dia todo e logo chegou à floresta, lá ela viu uma casinha com a porta aberta.  Heloísa entrou na casinha e viu um pouco de dinheiro sobre a mesa, ela retirou as melhores frutas de seu cesto, colocou-as sobre a mesa e pegou o dinheiro referente à venda.

    Então, ela se virou para sair da casinha, mas encontrou a porta fechada. Heloísa tentou abrir a porta, mas essa estava bem fechada. Todas as janelas também estavam fechadas. Ela decidiu esperar o dono da casinha retornar.

    À noite, alguns homens entraram na casinha, eles eram dez anões que vivia ali, Heloísa ficou com muito medo de encontrá-los e se escondeu debaixo da mesa.

    Quando os anões viram as frutas sobre a mesa, ficaram surpresos. Eles acharam que uma boa pessoa tinha deixado aquelas frutas ali.

    Na manhã seguinte, eles saíram para o trabalho cedo, enquanto Heloísa ainda estava dormindo. Quando ela acordou, achou-se novamente trancada na casinha e decidiu aguardar o retorno dos anões.

    Durante o dia, ela limpou a casinha, fez a cama dos anões e lavou seus pratos. Quando os anões retornaram, ficaram surpresos ao ver a casinha deles limpa, eles imaginavam quem poderia ter feito aquilo. Foi então que Heloísa saiu de baixo da mesa, os anões a cumprimentaram com respeito e a deixaram viver com eles na casinha. Eles passaram a tratá-la como uma irmã.

    Um dia, um rei cavalgava pela floresta, ele viu Heloísa e se apaixonou. Ele desejava se casar com ela, mas Heloísa decidiu conversar com seus dez irmãos anões. Os anões estavam felizes e pediram que ela se casasse com o rei, mas havia uma condição: o rei teria que dizer “Com a permissão dos dez príncipes encantados” antes de beijar Heloísa.

    Heloísa se casou com o rei e quando ele estava para beijá-la, ele disse a fala que os anões pediram. Assim que a fala foi dita, os anões se transformaram em dez belos príncipes. Eles tinham estado sob o encanto de um feiticeiro perverso.

    Heloísa e o rei pediram aos príncipes que fossem ao palácio com eles e todos viveram felizes para sempre.

Autor desconhecido

 

Questões

1)   Qual é o título do texto?

R:

 

2)   Quais são os personagens principais da história?

R:

 

3)   Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

4)    Qual era o trabalho de Heloísa?

R:

 

5)   O que aconteceu quando Heloísa não conseguiu vender as frutas?

R:

 

6)   O que a garota resolveu fazer quando se viu presa na casinha? Deu certo?

R:

 

7)   Depois que os anões saíram da casinha, o que Heloísa fez?

R:

 

8)   Qual foi a reação dos anões quando conheceram Heloísa?

R:

 

9)   O que aconteceu quando o rei foi falar com os anões?

R:

 

10)     O que aconteceu no dia do casamento?

R:

 

 

Por Acessaber

Deixe um Comentário