Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado nesta atividade é “Gota e Gogota”.
É possível fazer o download desta atividade em modelo do Word que pode ser editado, pronto para imprimir em PDF e a atividade respondida.
Baixe esta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Gota e Gogota – 4º ou 5º ano – Modelo
- PDF: Interpretação de texto: Gota e Gogota – 4º ou 5º ano – Pronto para imprimir
- Gabarito:Interpretação de texto: Gota e Gogota – 4º ou 5º ano – Respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Gota e Gogota
Desde criança, Gogota sempre foi uma gotinha muito curiosa. Ela nunca perdia a oportunidade de fazer perguntas aos mais velhos.
Era só ver a mãe lavando vasilhas na pia, estendendo roupas no varal ou ocupada com outros afazeres que ela vinha sempre com mil perguntas.
– Mamãe, estive pensando muito e até hoje não cheguei a nenhuma conclusão do que pode acontecer comigo. Vejo tantas colegas minhas desaparecendo que eu não entendo…
– Olha filha, agora a mamãe está ocupada e não pode conversar com você. À noite, antes de você dormir, nós conversaremos sobre isso.
Gogota compreendeu e saiu para brincar com suas companheiras. Juntas, podiam escorregar nas folhas verdinhas, brincar de pinguinhos na cachoeira e de água mole em pedra dura, nas rochas. Brincaram, riram muito e voltaram para casa, exaustas de tanto fazer estripulias.
À noite, após tomar banho e jantar, ela deitou-se em sua cama e chamou a mamãe pra cumprir o prometido.
Dona Gota assentou-se perto dela e começou:
– Olha, filha, cada uma de nós, gotas devemos estar preparadas para o que vai nos acontecer.
– Como assim, mamãe? Você me assusta…
– Para a viagem chamada “ciclo da água”.
– Ciclo da água.
– Sim. É uma viagem de transformação e elevação. Depois que as gotas se tornam adultas, ficam mais, sensíveis ao calor do sol. Então elas são sugadas e sobem, em conjunto, para as nuvens. É uma viagem maravilhosa! Nos ares, você vê uma paisagem muito linda. Algo nunca visto! Você vai subindo, subindo… até chegar em uma nuvem, onde estão várias outras gotinhas.
– Quer dizer que eu não vou ficar aqui na terra, com a senhora?
– Não, filha! Cada gotinha que sobe chega as nuvens, fica lá por um tempo e depois desce novamente, em forma de chuva. A descida é fascinante! Parece uma brincadeira de tobogã. No fim, cada uma cai em um lugar diferente.
– Você já subiu, mamãe?
– Sim, filha! Foi na descida, quando caí neste rochedo, que nasceram e seus irmãos e você. Na queda, eu me reparti em quatro partes: Gotinha, Pinguinho, você e eu.
– Que interessante mamãe! Conte-me como é a subida.
– Ah! Filha, a subida não é muito agradável! Primeiro sentimos um grande calor, que parece que vamos nos sufocar. Depois, sentimos como que sugadas para cima. Aí o calor vai aumentando … aumentando … e passamos do estado líquido para o estado gasoso; um vaporzinho. É uma transformação que sofremos com o calor do sol.
– Incrível!!!
– Quando chegamos às nuvens é que nos sentimos mais aliviadas, pois nos tornamos gotinhas outra vez e ficamos ali, até sermos lançadas novamente para a terra.
– Puxa! Mamãe quando eu subir, quero cair num canteiro para ser sugada por uma flor e fazer parte ela.
– Seria ótimo, filha!
Graça Batituci
Compreensão de texto
1)Qual é o título do texto?
R.:
2) Quem é o autor?
R.:
3) Quantos parágrafos há no texto?
R.:
4) Quais são os personagens da história?
R.:
5) O que era a Gogota?
R.:
6) Com quem Gogota brincava?
R.:
7) O que aconteceu após o banho e a janta?
R.:
8) O texto fala sobre um processo natural muito importante. Que processo é esse?
R.:
9) Explique o processo citado no texto:
R.:
10) Qual é o desejo de Gogota quando voltar a terra?
R.:
11) Faça um desenho que represente o ciclo da água.
1 comentário
10 ela queria cair num canteiro para ser sugada por uma flor ****************************************