Início Série5º ano Interpretação de texto: Glaucoma – 5º ano

Interpretação de texto: Glaucoma – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o glaucoma. Sabia que ele é a maior causa de cegueira irreversível do mundo? Quais são os fatores de risco? Como se prevenir dessa doença? Informe-se, lendo com atenção o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ANO: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12 e EF05LP19.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Glaucoma representa a maior causa de cegueira irreversível do mundo

O diagnóstico precoce pode controlar a doença, que só se manifesta em estado avançado.

    O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível do mundo. A doença é resultado de um dano no nervo óptico, que ocorre em grande parte dos casos pelo aumento da pressão intraocular.

    O glaucoma não apresenta sintomas na sua fase inicial, sendo uma doença silenciosa e traiçoeira. Muitas pessoas só desconfiam de que há algo errado, quando percebem a perda da visão periférica, o que se manifesta em seu estado já avançado.

    A sensação é como se a pessoa enxergasse por dentro de um tubo, porque ao redor tudo está preto e só é possível ver o que está à frente, com a visão central. Por esses motivos, é importante a prevenção, que é feita de forma simples, por meio de consulta com um oftalmologista uma vez por ano.

    A doença pode ocorrer em pessoas de todas as idades e raças, mas a probabilidade é maior em pessoas com mais de 45 anos, pacientes que possuem antecedentes familiares de glaucoma, pessoas negras, indivíduos com diabetes, miopia e outras doenças oculares.

    O glaucoma não tem cura, mas com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, o paciente pode retardar a perda da visão periférica, controlando a doença e evitando a cegueira. Os tratamentos podem ser feitos com comprimidos, colírio, lasers ou cirurgias.

Fátima Pires. Disponível em: <https://www.rankbrasil.com.br>. Publicado em: 28 de maio de 2012.
(Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

“O diagnóstico precoce pode controlar a doença, que só se manifesta em estado avançado.”

Qual doença?

 

Questão 2 – O texto revela a principal causa do glaucoma na maioria dos casos. Assinale-a:

(     ) diabetes.

(     ) idade superior a 45 anos.

(     ) aumento da pressão intraocular.

 

Questão 3 – O trecho “[…] sendo uma doença silenciosa e traiçoeira.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – Em “[…] o que se manifesta em seu estado já avançado.”, a que o texto se refere?

 

 

Questão 5 – Observe:

“A sensação é como se a pessoa enxergasse por dentro de um tubo […]”

Nessa passagem, o vocábulo “como”:

(     ) inicia uma condição.

(     ) introduz um exemplo.

(     ) indica uma comparação.

 

Questão 6 – O texto destaca a importância da prevenção do glaucoma. Identifique a forma de prevenção dessa doença:

 

 

Questão 7 – Com base no texto, pode-se afirmar que:

(     ) não é possível curar o glaucoma.

(     ) não é possível impedir o avanço do glaucoma.

(     ) não é possível diagnosticar precocemente o glaucoma.  

 

Questão 8 – Na parte “Os tratamentos podem ser feitos com comprimidos, colírio, lasers ou cirurgias.”, o termo grifado assinala a ideia de:

(     ) soma.

(     ) opção.

(     ) oposição.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário