Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a febre oropouche. O vírus Oropouche é transmitido especialmente pela picada de um pequeno inseto conhecido como maruim. Como prevenir essa febre, ou seja, evitar a picada desse inseto? Atente-se às orientações, lendo o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP24 e EF05CI03.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Febre oropouche – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Febre oropouche – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Febre oropouche – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Febre oropouche
A febre oropouche não é uma doença nova. Ela existe na região amazônica desde a década de 1960, causando surtos e casos isolados em estados do Norte e em países da América Central e do Sul. Porém, em 2024, a doença ganhou as manchetes em diversas notícias no país, por causa do aumento do número de casos. […]
É uma doença causada pelo vírus Oropouche (OROV). O nome vem do rio Oropouche, em Trinidad e Tobago, onde o vírus foi detectado pela primeira vez, em 1955.
O vírus Oropouche é transmitido especialmente pela picada de um pequeno inseto conhecido como maruim, meruim ou mosquito-pólvora. Há pesquisas que mostram que o pernilongo comum também pode transmitir a doença, mas isso é bem menos frequente. […]
[…]
Mas como prevenir a febre oropouche? Algumas atitudes ajudam a evitar picadas de maruins.
As fêmeas colocam seus ovos em locais úmidos com muita matéria orgânica em decomposição, como restos de plantas e fezes de animais. Recolher folhas e frutos que caem no solo e limpar quintais e terrenos são maneiras de combate ao mosquito que transmite a doença.
Por seu pequeno tamanho (cerca de 1,5 mm), os maruins podem passar pelas redes comuns para mosquitos. Por isso, é preciso usar rede de malha fina para cobrir portas, janelas ou camas. Outras medidas de prevenção são o uso de roupas que cubram pernas e braços e sapatos fechados.
Além das medidas de prevenção individuais, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) recomenda que os países afetados reforcem a vigilância epidemiológica e tomem medidas para o controle dos vetores, isto é, dos insetos que transmitem a doença.
Tereza Costa. Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/saude/febre-oropouche/>. (Fragmento com adaptação).
Publicado em: 19 de agosto de 2024.
Questões
Questão 1 – De acordo com o texto, a febre oropouche surgiu no Brasil:
( ) em 1955.
( ) na década de 1960.
( ) em 2024.
Questão 2 – A parte “[…] a doença ganhou as manchetes em diversas notícias no país, por causa do aumento do número de casos.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – O texto revela que o vírus Oropouche é transmitido:
( ) somente pela picada do maruim.
( ) principalmente pela picada do maruim.
( ) ocasionalmente pela picada do maruim.
Questão 4 – Releia:
“Recolher folhas e frutos que caem no solo e limpar quintais e terrenos são maneiras de combate ao mosquito que transmite a doença.”
Por que essas ações atuam no combate ao mosquito transmissor da febre oropouche?
Questão 5 – Segundo o texto, uma das formas de prevenção da febre oropouche é o uso de “rede de malha fina para cobrir portas, janelas ou camas”. Identifique o motivo:
Questão 6 – Em “Outras medidas de prevenção são o uso de roupas que cubram pernas e braços e sapatos fechados.”, o vocábulo “e” exprime:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 7 – Na passagem “[…] e tomem medidas para o controle dos vetores, isto é, dos insetos que transmitem a doença.”, a expressão grifada:
( ) indica uma correção.
( ) introduz uma conclusão.
( ) assinala uma explicação.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.