Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a “Expedição Boto-cinza”. Produção inédita mostra diversidade de comportamentos do golfinho ameaçado de extinção e reforça importância de conservar espécie nativa. Vamos saber mais a respeito dessa série? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP06, EF05LP07, EF05LP08, EF05LP09 e EF05LP10.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Expedição Boto-cinza – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Expedição Boto-cinza – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Expedição Boto-cinza – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Série documental revela vida dos botos-cinza em quatro regiões do Brasil
Produção inédita mostra diversidade de comportamentos do golfinho ameaçado de extinção e reforça importância de conservar espécie nativa.
Como vivem os botos-cinza ao longo da extensa costa brasileira? Que ameaças enfrentam e como se relacionam com as comunidades locais? Essas e outras perguntas norteiam a série documental “Expedição Boto-cinza”, produzida pelo Projeto Boto-cinza, com direção do documentarista Gabriel Marchi e patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.
A série, que estreou em maio no canal do YouTube do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), é composta por quatro episódios e apresenta registros impressionantes sobre o comportamento do boto-cinza (Sotalia guianensis), um golfinho que habita regiões costeiras e que atualmente consta na lista vermelha de espécies ameaçadas no Brasil.
Inédita, a produção pretende mostrar em detalhes como é a estrutura social dos botos, o cuidado com os filhotes, as estratégias para conseguir alimento e os desafios de habitar ambientes em constantes transformações.
A série também mostra as pesquisas científicas, curiosidades, ameaças e oportunidades econômicas da presença viva e livre desses mamíferos. É a primeira vez no Brasil que uma expedição percorre a costa brasileira para mostrar a vida dos botos-cinza.
Os três primeiros episódio da série “Expedição boto-cinza” já estão disponíveis no canal do YouTube do IPeC. Cada capítulo revela um aspecto diferente da vida desses golfinhos fascinantes, conectando ciência, conservação e emoção em alto-mar.
Giovanna Adelle. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2025/05/21/serie-documental-revela-vida-dos-botos-cinza-em-quatro-regioes-do-brasil.ghtml>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Em “Produção inédita mostra diversidade de comportamentos do golfinho ameaçado de extinção”, a qual produção inédita o texto se refere?
Questão 2 – Qual “golfinho ameaçado de extinção”?
Questão 3 – Segundo o texto, a série foi dirigida:
( ) pelo Projeto Boto-cinza.
( ) pelo documentarista Gabriel Marchi.
( ) pelo Programa Petrobras Socioambiental.
Questão 4 – No fragmento “A série […] é composta por quatro episódios e apresenta registros impressionantes sobre o comportamento do boto-cinza […]”, o texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 5 – Na passagem “[…] um golfinho que habita regiões costeiras e que atualmente consta na lista vermelha de espécies ameaçadas no Brasil.”, a palavra grifada assinala a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 6 – No segmento “Inédita, a produção pretende mostrar em detalhes como é a estrutura social dos botos […]”, o termo “como”:
( ) indica modo.
( ) introduz exemplo.
( ) estabelece comparação.
Questão 7 – O trecho “Os três primeiros episódio da série ‘Expedição boto-cinza’ já estão disponíveis no canal do YouTube do IPeC.” é:
( ) um pedido.
( ) um convite.
( ) um conselho.
Questão 8 – Releia:
“Cada capítulo revela um aspecto diferente da vida desses golfinhos fascinantes, conectando ciência, conservação e emoção em alto-mar.”
Nesse frase, há um vocábulo que exprime uma opinião. Identifique-o:
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.