Início Série5º ano Interpretação de texto: Das galáxias ao Universo – 5º ano

Interpretação de texto: Das galáxias ao Universo – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre as galáxias e o Universo. Existem cerca de 50 bilhões de galáxias no nosso Universo observável! Vamos saber mais a respeito desse assunto tão interessante? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Das galáxias ao Universo

    Se eu digo astronomia, você pensa em estrelas, planetas, cometas, nebulosas… Seu pensamento está certo. Mas, agora, responda: sabia que todos esses astros estão em galáxias? A nossa estrela, o Sol, e mais todas as estrelas que vemos a olho nu, por exemplo, estão na Via Láctea, a nossa galáxia. Ela é formada por cerca de 100 bilhões – veja só quantos zeros: 100.000.000.000 – de estrelas! E como se esse número não fosse grande o bastante…

    Existem cerca de 50 bilhões de galáxias no nosso Universo observável, ou seja, na parte do Universo sobre a qual podemos ter informação direta com algum tipo de instrumento. O mais curioso é que as galáxias distantes se afastam umas das outras, é a chamada expansão do Universo.

    Mas como essas galáxias se formaram? Como elas se distribuem? O que havia antes delas? Do que é composto o Universo? Como foi criada a matéria que existe no Universo? Será que o Universo teve um começo? Ele vai ter um final? Por que a expansão do Universo parece ficar cada vez mais rápida?

    Essas são algumas das questões abordadas pela cosmologia, a ciência que estuda a origem, a evolução e a estrutura do Universo. O grande fascínio dessa área é que podemos começar a responder a algumas dessas perguntas de forma científica, usando a astronomia, a física, a matemática e equipamentos sofisticados para explorar o Cosmos.

Martín Makler. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 203.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_203.pdf>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Ela é formada por cerca de 100 bilhões – veja só quantos zeros: 100.000.000.000 – de estrelas!”

O texto refere-se à:

(     ) nebulosa.

(     ) nossa estrela, o Sol.

(     ) nossa galáxia, a Via Láctea.

 

Questão 2 – O ponto de exclamação foi empregado, ao final da frase acima, para exprimir em relação ao fato o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) medo.

(     ) admiração.

 

Questão 3 – Releia:

“Existem cerca de 50 bilhões de galáxias no nosso Universo observável […]”

Nesse fragmento, o texto:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – Em “Mas como essas galáxias se formaram?”, o vocábulo “como”:

(     ) indica modo.

(     ) anuncia exemplo.

(     ) estabelece comparação.

 

Questão 5 – De acordo com o texto, qual ciência “estuda a origem, a evolução e a estrutura do Universo”?

(     ) a física.

(     ) a astronomia.

(     ) a cosmologia.

 

Questão 6 – No segmento “[…] e equipamentos sofisticados para explorar o Cosmos.”, o termo destacado exprime:

(     ) destino.

(     ) direção.

(     ) finalidade.

 

Questão 7 – Há uma opinião no trecho:

(     ) “Seu pensamento está certo.”

(     ) “E como se esse número não fosse grande o bastante…”

(     ) “O mais curioso é que as galáxias distantes se afastam umas das outras […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário