Início Série7º ano Interpretação de texto: Como fazer uma múmia – 7º ano

Interpretação de texto: Como fazer uma múmia – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a construção de uma múmia. Você sabia que, para fazer múmias, os egípcios utilizavam uma técnica cheia de detalhes? Vamos saber mais a respeito desse assunto? Então, leia o texto Como fazer uma múmia! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Como fazer uma múmia

    As múmias mais famosas do mundo são as egípcias. Para fazer as que estão conservadas até hoje, os egípcios utilizavam uma técnica cheia de detalhes. Primeiro, eles tiravam os pulmões, o coração, os intestinos, o cérebro e tudo o que tinha dentro do corpo. Lavavam e secavam muito bem com sal e natrão – um composto que absorve toda a água, deixando o corpo superseco. Depois, embrulhavam muito bem o cadáver com tiras de linho, enfeitavam e perfumavam, colocavam amuletos para proteger a alma. Múmia pronta, hora de colocá-la no sarcófago – um tipo de caixão –, e, depois, na tumba. Esse é o modelo mais famoso de múmia que vemos por aí nos filmes e museus.

    Mas há outros tipos de múmias, pois muitos povos desenvolvem técnicas de conservação de corpos. As múmias mais antigas eram preparadas pelo povo Chinchorro, que viveu no deserto de Atacama, no norte do Chile, junto ao Oceano Pacífico.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 182. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto lido:

(     ) ensinar a fazer uma múmia.

(     ) explicar como se fazia uma múmia.

(     ) contar uma história sobre uma múmia.

 

Questão 2 – Na passagem “Primeiro, eles tiravam os pulmões, o coração […]”, o pronome “eles” foi empregado para:

(     ) retomar “os egípcios”.

(     ) anunciar “os egípcios”.

(     ) caracterizar “os egípcios”.

 

Questão 3 – No segmento “[…] e natrão – um composto que absorve toda a água, deixando o corpo superseco.”, a parte destacada desempenha a função de:

(     ) definir o termo “natrão”.

(     ) contrapor o termo “natrão”.

(     ) complementar o termo “natrão”.

 

Questão 4 – Sublinhe, no fragmento a seguir, os verbos que expressam ações do povo egípcio na Antiguidade:

 “Depois, embrulhavam muito bem o cadáver com tiras de linho, enfeitavam e perfumavam, colocavam amuletos para proteger a alma.”

 

Questão 5 – Em “[…] colocavam amuletos para proteger a alma.”, a preposição “para” exprime:

(     ) um destino.

(     ) uma condição.

(     ) uma finalidade.

 

Questão 6 – No trecho “[…] hora de colocá-la no sarcófago […]”, o pronome “la” refere-se:

(     ) à alma.

(     ) à múmia pronta.

(     ) à tumba.

 

Questão 7 – No período “Mas há outros tipos de múmias, pois muitos povos desenvolvem técnicas de conservação de corpos.”, o termo grifado indica:

(     ) um fato que se soma ao anterior.

(     ) um fato que é a causa do anterior.

(     ) um fato que se contrasta com o anterior.

 

Questão 8 – Releia esta frase do texto:

“As múmias mais antigas eram preparadas pelo povo Chinchorro […]”

A frase acima foi escrita na voz passiva. Aponte a alternativa em que ela foi reescrita na voz ativa:

(     ) O povo Chinchorro prepararam as múmias mais antigas.

(     ) O povo Chinchorro preparavam as múmias mais antigas.

(     ) O povo Chinchorro preparariam as múmias mais antigas.

 

Questão 9 – Na oração “[…] que viveu no deserto de Atacama […]”, a expressão grifada indica uma circunstância de:

(     ) meio.

(     ) lugar.

(     ) tempo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

6 comentários

Lucimar 28 de outubro - 11:14

Obrigada! Gosto muito dessas atividades, não sei se não sei procurar, mas gostaria de mais atividades gramática contextualizada de 6º ao 9º ano, desde já obrigada.

Responder
Denyse Lage Fonseca 4 de novembro - 11:22

Oi, Lucimar!

Motiva-nos demais o fato de você gostar muito das nossas atividades!

Há várias atividades que abordam a gramática de forma contextualizada aqui. Pesquise o conteúdo que você deseja, digitando-o no espaço indicado (abaixo de PESQUISAR) no canto superior direito do Portal “Acessaber”.

Agradecemos-lhe o interesse e aguardamos o seu retorno!

Denyse

Responder
maria Ivan Silva Araújo 27 de fevereiro - 15:21

Obrigada! Gostei bastante das suas atividades, são ótimas para se trabalhar em sala de aula.

Responder
Denyse Lage Fonseca 4 de março - 15:39

Olá, Maria Ivan!

Ficamos muito felizes por você ter gostado bastante das atividades para o trabalho em sala de aula!

Agradecemos o registro de sua avaliação!

Volte sempre!

Denyse

Responder
marcos rodrigues dos santos 9 de maio - 14:51

Uso quase sempre as atividades do site, são ótimas. Tenho turmas de reforço e está dando super certo. obrigado!!!!

Responder
Denyse Lage Fonseca 10 de maio - 16:06

Oi, Marcos!

Para nós, é gratificante demais o fato de as atividades do Acessaber fazerem parte do seu trabalho!

Muito obrigada pela exposição de suas palavras tão motivadoras!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário