Início Série5º ano Interpretação de texto: Com funciona o estetoscópio – 5º ano

Interpretação de texto: Com funciona o estetoscópio – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o estetoscópio. Como ele funciona? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP05, EF35LP04 e EF35LP06. 

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Como funciona o estetoscópio?

    Ele é tão geladinho que, quando encosta na gente, dá até um arrepio! Os médicos o utilizam para escutar os sons do nosso corpo por dentro. Na verdade, o termo correto é auscultar, que significa escutar os sons internos. […]

    Basicamente, ele é um tubo que leva o som do corpo do paciente até lá dentro da orelha do médico. Seria quase o mesmo que o médico encostar a orelha do corpo no paciente para ouvir os sons. Quando não existia estetoscópio, era assim que os médicos faziam!

    Foi em 1816 que o médico francês chamado René Laënnec teve a ideia de auscultar sua paciente com uma folha de papel enrolada em forma de tubo. A conclusão? Uma audição muito mais definida! Daí para a frente, foram surgindo diferentes tipos de estetoscópio até chegar ao modelo atual.

    Os estetoscópios atuais têm três partes principais: as olivas auriculares, que são aquelas borrachinhas que ficam dentro da orelha do médico; o tubo de condução, que é por onde o som se propaga; e o auscultador, que é a parte colocada no paciente. Este último pode ser de dois tipos: campânula (formada por uma cavidade aberta na parte que tem contato com a pele do paciente), que é utilizada para obter os sons graves; e diafragma (que tem uma cavidade fechada por uma membrana plástica na parte de contato com o paciente), por onde os sons agudos podem ser ouvidos.

    […]

Rodrigo Lício Ortolan. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 261.

Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_261.pdf>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – No trecho “Ele é tão geladinho que, quando encosta na gente, dá até um arrepio!”, o autor refere-se ao:

 

 

Questão 2 – Segundo o texto, qual é a função do instrumento identificado acima?

 

 

Questão 3 – Releia:

“Basicamente, ele é um tubo que leva o som do corpo do paciente até lá dentro da orelha do médico.”

Essa parte do texto é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Segundo o texto, como os médicos faziam quando não existia o estetoscópio?

 

 

Questão 5 – No segmento “Foi em 1816 que o médico francês chamado René Laënnec teve a ideia de auscultar sua paciente […]”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Na passagem “Uma audição muito mais definida!”, o vocábulo destacado:

(     ) retoma.

(     ) intensifica.

(     ) complementa.

 

Questão 7 – De acordo com o texto, “o som se propaga”:

(     ) pelo auscultador.

(     ) pelo tubo de condução.

(     ) pelas olivas auriculares.

 

Questão 8 – O autor revela que campânula e diafragma são dois tipos de:

 

 

Questão 9 – No texto, os parênteses contêm:

(     ) correções do autor.

(     ) explicações do autor.

(     ) comentários do autor.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

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