Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Charles Darwin. Chamado por muitos de Pai da Biologia, esse cientista inglês revolucionou o pensamento da humanidade com a sua Teoria da Evolução. Que tal conhecer melhor a história dele? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Charles Darwin – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Charles Darwin – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Charles Darwin – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Charles Darwin
Chamado por muitos de Pai da Biologia, esse cientista inglês revolucionou o pensamento da humanidade com a sua Teoria da Evolução.
Em seu livro “A Origem das Espécies”, publicado em 1859, Darwin explica a evolução por meio do processo da seleção natural: indivíduos com características favoráveis viveriam mais e conseguiriam deixar mais descendentes. A persistência dessas características ao longo do tempo acabaria modificando de forma permanente uma determinada espécie.
O cientista viajou durante quatro anos e nove meses, a bordo do navio Beagle, aproveitando para reunir dados e tentar comprovar sua teoria. Chegou a visitar o Brasil, o Chile, as Ilhas de Cocos, o continente africano e muitos outros países.
Darwin morreu em 1882, ainda trabalhando sobre diferentes aspectos de sua teoria. Continua sendo muito respeitado até hoje!
“Plenarinho”. Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.
Acesso em: 04 de agosto de 2023.
Questões
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto acima é:
( ) uma biografia.
( ) uma reportagem.
( ) um artigo científico.
Questão 2 – Em “Chamado por muitos de Pai da Biologia, esse cientista inglês revolucionou o pensamento da humanidade com a sua Teoria da Evolução.”, o texto refere-se a:
Questão 3 – Na passagem “Em seu livro ‘A Origem das Espécies’, publicado em 1859 […]”, a expressão sublinhada indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – Releia:
“[…] processo da seleção natural: indivíduos com características favoráveis viveriam mais e conseguiriam deixar mais descendentes.
Nesse segmento, o texto:
( ) explica o processo de seleção natural segundo Darwin.
( ) dá um exemplo do processo de seleção natural segundo Darwin.
( ) faz uma crítica sobre o processo de seleção natural segundo Darwin.
Questão 5 – No trecho “[…] acabaria modificando de forma permanente uma determinada espécie.”, a expressão grifada poderia ser substituída por:
( ) “de forma definitiva”.
( ) “de forma transitória”.
( ) “de forma desenfreada”.
Questão 6 – Na parte “Chegou a visitar o Brasil, o Chile, as Ilhas de Cocos, o continente africano e muitos outros países.”, o vocábulo “e” exprime a ideia de:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) alternância.
Questão 7 – Observe:
“Darwin morreu em 1882, ainda trabalhando sobre diferentes aspectos de sua teoria.”
Esse fragmento é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 8 – No segmento “Continua sendo muito respeitado até hoje!”, o termo destacado foi empregado para:
( ) intensificar.
( ) caracterizar.
( ) complementar.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.