Início Série5º ano Interpretação de texto: Charles Darwin – 5º ano

Interpretação de texto: Charles Darwin – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Charles Darwin. Chamado por muitos de Pai da Biologia, esse cientista inglês revolucionou o pensamento da humanidade com a sua Teoria da Evolução. Que tal conhecer melhor a história dele? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Charles Darwin

    Chamado por muitos de Pai da Biologia, esse cientista inglês revolucionou o pensamento da humanidade com a sua Teoria da Evolução.

    Em seu livro “A Origem das Espécies”, publicado em 1859, Darwin explica a evolução por meio do processo da seleção natural: indivíduos com características favoráveis viveriam mais e conseguiriam deixar mais descendentes. A persistência dessas características ao longo do tempo acabaria modificando de forma permanente uma determinada espécie.

    O cientista viajou durante quatro anos e nove meses, a bordo do navio Beagle, aproveitando para reunir dados e tentar comprovar sua teoria. Chegou a visitar o Brasil, o Chile, as Ilhas de Cocos, o continente africano e muitos outros países.

    Darwin morreu em 1882, ainda trabalhando sobre diferentes aspectos de sua teoria. Continua sendo muito respeitado até hoje!

“Plenarinho”. Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.
Acesso em: 04 de agosto de 2023.

 

Questões

Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto acima é:

(     ) uma biografia.

(     ) uma reportagem.

(     ) um artigo científico.

 

Questão 2 – Em “Chamado por muitos de Pai da Biologia, esse cientista inglês revolucionou o pensamento da humanidade com a sua Teoria da Evolução.”, o texto refere-se a:

 

 

Questão 3 – Na passagem “Em seu livro ‘A Origem das Espécies’, publicado em 1859 […]”, a expressão sublinhada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Releia:

“[…] processo da seleção natural: indivíduos com características favoráveis viveriam mais e conseguiriam deixar mais descendentes.

Nesse segmento, o texto:

(     ) explica o processo de seleção natural segundo Darwin.

(     ) dá um exemplo do processo de seleção natural segundo Darwin.

(     ) faz uma crítica sobre o processo de seleção natural segundo Darwin.

 

Questão 5 – No trecho “[…] acabaria modificando de forma permanente uma determinada espécie.”, a expressão grifada poderia ser substituída por:

(     ) “de forma definitiva”.

(     ) “de forma transitória”.

(     ) “de forma desenfreada”.

 

Questão 6 – Na parte “Chegou a visitar o Brasil, o Chile, as Ilhas de Cocos, o continente africano e muitos outros países.”, o vocábulo “e” exprime a ideia de:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 7 – Observe:

“Darwin morreu em 1882, ainda trabalhando sobre diferentes aspectos de sua teoria.”

Esse fragmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 8 – No segmento “Continua sendo muito respeitado até hoje!”, o termo destacado foi empregado para:

(     ) intensificar.

(     ) caracterizar.

(     ) complementar.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário