Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Cerrado em Cores: Flores Atrativas para Beija-Flores”. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP06, EF05LP07, EF05LP08, EF05LP09 e EF05LP10.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Cerrado em Cores – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Cerrado em Cores – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Cerrado em Cores – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Biólogo lança livro que desdobra a conexão entre flores e beija-flores do Cerrado
“Cerrado em Cores: Flores Atrativas para Beija-Flores” reúne ciência e arte para revelar a beleza e a urgência da preservação do bioma.
Fruto de mais de uma década de pesquisa e expedições pelo bioma, o biólogo, fotógrafo de natureza, mestre e doutor em Botânica pela UnB Marcelo Kuhlmann lança “Cerrado em Cores: Flores Atrativas para Beija-Flores”, um livro que apresenta mais de 300 espécies de flores e os 40 beija-flores que habitam o Cerrado, a caixa d’água do Brasil.
A obra, ricamente ilustrada, combina ciência e arte e revela a relação entre as plantas e seus polinizadores, destacando a importância da conservação desse ecossistema único. Com fotografias inéditas e informações detalhadas, o autor convida o leitor a enxergar o Cerrado além de suas paisagens, revelando um bioma essencial para a biodiversidade brasileira.
“O Cerrado é um dos biomas mais ricos e ameaçados do planeta. No entanto, acredito que sua maior ameaça seja o desconhecimento e a desvalorização de suas espécies nativas. A biodiversidade única desse bioma vem sendo negligenciada e substituída por paisagens degradadas, comprometendo não apenas a fauna e a flora, mas também a própria sobrevivência humana”, diz Marcelo Kuhlmann.
O biólogo percorreu diferentes regiões do Cerrado para documentar a relação entre as flores e os beija-flores. O resultado é um trabalho minucioso, que não apenas apresenta a beleza desse ecossistema, mas também alerta para os impactos da destruição do bioma.
[…]
João Bertuzzo. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2025/03/17/biologo-lanca-livro-que-desdobra-a-conexao-entre-flores-e-beija-flores-do-cerrado.ghtml>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre um livro. Qual?
Questão 2 – Quem é o autor do livro?
Questão 3 – Releia:
“[…] um livro que apresenta mais de 300 espécies de flores e os 40 beija-flores que habitam o Cerrado, a caixa d’água do Brasil.
Essa passagem:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 4 – Em “A biodiversidade única desse bioma vem sendo negligenciada e substituída por paisagens degradadas […]”, o termo grifado assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 5 – De acordo com o autor do livro, a destruição do Cerrado afeta:
( ) “a fauna e a flora”.
( ) “a própria sobrevivência humana”.
( ) “a fauna, a flora e a própria sobrevivência humana”.
Questão 6 – No terceiro parágrafo, as aspas destacam:
( ) uma crítica.
( ) uma citação.
( ) uma informalidade.
Questão 7 – Na parte “O biólogo percorreu diferentes regiões do Cerrado para documentar a relação entre as flores e os beija-flores.”, o vocábulo “para”:
( ) indica um destino.
( ) aponta uma direção.
( ) introduz uma finalidade.
Questão 8 – Identifique o trecho que contém uma opinião sobre o livro:
( ) “A obra, ricamente ilustrada, combina ciência e arte […]”
( ) “Com fotografias inéditas e informações detalhadas […]”
( ) “[…] alerta para os impactos da destruição do bioma.”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.