Início Série5º ano Interpretação de texto: Cerrado em Cores – 5º ano

Interpretação de texto: Cerrado em Cores – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Cerrado em Cores: Flores Atrativas para Beija-Flores”. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP06, EF05LP07, EF05LP08, EF05LP09 e EF05LP10.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Biólogo lança livro que desdobra a conexão entre flores e beija-flores do Cerrado

“Cerrado em Cores: Flores Atrativas para Beija-Flores” reúne ciência e arte para revelar a beleza e a urgência da preservação do bioma.

    Fruto de mais de uma década de pesquisa e expedições pelo bioma, o biólogo, fotógrafo de natureza, mestre e doutor em Botânica pela UnB Marcelo Kuhlmann lança “Cerrado em Cores: Flores Atrativas para Beija-Flores”, um livro que apresenta mais de 300 espécies de flores e os 40 beija-flores que habitam o Cerrado, a caixa d’água do Brasil.

    A obra, ricamente ilustrada, combina ciência e arte e revela a relação entre as plantas e seus polinizadores, destacando a importância da conservação desse ecossistema único. Com fotografias inéditas e informações detalhadas, o autor convida o leitor a enxergar o Cerrado além de suas paisagens, revelando um bioma essencial para a biodiversidade brasileira.

    “O Cerrado é um dos biomas mais ricos e ameaçados do planeta. No entanto, acredito que sua maior ameaça seja o desconhecimento e a desvalorização de suas espécies nativas. A biodiversidade única desse bioma vem sendo negligenciada e substituída por paisagens degradadas, comprometendo não apenas a fauna e a flora, mas também a própria sobrevivência humana”, diz Marcelo Kuhlmann.

    O biólogo percorreu diferentes regiões do Cerrado para documentar a relação entre as flores e os beija-flores. O resultado é um trabalho minucioso, que não apenas apresenta a beleza desse ecossistema, mas também alerta para os impactos da destruição do bioma.

    […]

João Bertuzzo. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2025/03/17/biologo-lanca-livro-que-desdobra-a-conexao-entre-flores-e-beija-flores-do-cerrado.ghtml>. (Com corte).

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima é sobre um livro. Qual?

 

 

Questão 2 – Quem é o autor do livro?

 

 

Questão 3 – Releia:

“[…] um livro que apresenta mais de 300 espécies de flores e os 40 beija-flores que habitam o Cerrado, a caixa d’água do Brasil.

Essa passagem:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – Em “A biodiversidade única desse bioma vem sendo negligenciada e substituída por paisagens degradadas […]”, o termo grifado assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – De acordo com o autor do livro, a destruição do Cerrado afeta:

(     ) “a fauna e a flora”.

(     ) “a própria sobrevivência humana”.

(     ) “a fauna, a flora e a própria sobrevivência humana”.

 

Questão 6 – No terceiro parágrafo, as aspas destacam:

(     ) uma crítica.

(     ) uma citação.

(     ) uma informalidade.

 

Questão 7 – Na parte “O biólogo percorreu diferentes regiões do Cerrado para documentar a relação entre as flores e os beija-flores.”, o vocábulo “para”:

(     ) indica um destino.

(     ) aponta uma direção.

(     ) introduz uma finalidade.

 

Questão 8 – Identifique o trecho que contém uma opinião sobre o livro:

(     ) “A obra, ricamente ilustrada, combina ciência e arte […]”

(     ) “Com fotografias inéditas e informações detalhadas […]”

(     ) “[…] alerta para os impactos da destruição do bioma.”

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário