Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a castanheira-do-pará. Suas sementes são supernutritivas e podem ser consumidas ao natural ou torradas! Vamos saber mais a respeito dela? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04 e EF35LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Castanheira-do-pará – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Castanheira-do-pará – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Castanheira-do-pará – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Castanheira-do-pará
Quem gosta de apreciar um bom chocolate conhece ou já ouviu falar da castanha-do-pará (ou castanha-do-brasil), ingrediente muito comum em diversas marcas do doce. As sementes da castanheira-do-pará são supernutritivas e podem ser consumidas ao natural ou torradas. Além de fazerem parte de várias receitas culinárias, elas são usadas como matéria-prima para a fabricação de cremes dermatológicos, xampus e outros cosméticos.
Muito cobiçada e valorizada, a castanha-do-pará é um precioso produto de exportação explorado de forma extrativista, ou seja, retirando-se os frutos diretamente da floresta, em vez de plantar árvores para esse fim.
A castanheira produz frutos chamados “ouriços”, que não se abrem quando maduros. No interior deles, estão as apetitosas sementes. As árvores atingem alturas imensas, podendo, em áreas nativas, chegar a 50 metros. De uma altura dessa, você pode imaginar o estrago que os frutos fazem ao atingirem o solo. Alguns chegam a afundar no chão da mata!
Carlos Alberto Cid Ferreira e Marcos Guerra Santos.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_253.pdf>.
Questões
Questão 1 – Em “[…] ingrediente muito comum em diversas marcas do doce.”, a que ingrediente o texto se refere?
Questão 2 – Segundo o texto, as sementes da castanheira-do-pará podem ser consumidas:
( ) torradas.
( ) ao natural.
( ) as duas opções anteriores.
Questão 3 – No trecho “[…] elas são usadas como matéria-prima para a fabricação de cremes dermatológicos, xampus e outros cosméticos.”, o vocábulo grifado assinala:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) alternância.
Questão 4 – Releia o fragmento:
“[…] a castanha-do-pará é um precioso produto de exportação explorado de forma extrativista, ou seja, retirando-se os frutos diretamente da floresta, em vez de plantar árvores para esse fim.”
A expressão sublinhada:
( ) anuncia um exemplo.
( ) introduz uma explicação.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 5 – No fragmento acima, o termo “diretamente” indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – A frase “As árvores atingem alturas imensas, podendo, em áreas nativas, chegar a 50 metros.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – Identifique, no terceiro parágrafo do texto, a parte em que os autores conversam diretamente com o leitor:
Questão 8 – Aponte o segmento que contém uma opinião:
( ) “As sementes da castanheira-do-pará são supernutritivas […]”
( ) “Além de fazerem parte de várias receitas culinárias […]”
( ) “No interior deles, estão as apetitosas sementes.”
Questão 9 – O ponto de exclamação foi usado, depois de “Alguns chegam a afundar no chão da mata!”, para exprimir em relação ao fato o sentimento de:
( ) medo.
( ) admiração.
( ) descontentamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.