Início Série5º ano Interpretação de texto: Castanheira-do-pará – 5º ano

Interpretação de texto: Castanheira-do-pará – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a castanheira-do-pará. Suas sementes são supernutritivas e podem ser consumidas ao natural ou torradas! Vamos saber mais a respeito dela? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02,  EF35LP04 e EF35LP05.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Castanheira-do-pará

    Quem gosta de apreciar um bom chocolate conhece ou já ouviu falar da castanha-do-pará (ou castanha-do-brasil), ingrediente muito comum em diversas marcas do doce. As sementes da castanheira-do-pará são supernutritivas e podem ser consumidas ao natural ou torradas. Além de fazerem parte de várias receitas culinárias, elas são usadas como matéria-prima para a fabricação de cremes dermatológicos, xampus e outros cosméticos.

    Muito cobiçada e valorizada, a castanha-do-pará é um precioso produto de exportação explorado de forma extrativista, ou seja, retirando-se os frutos diretamente da floresta, em vez de plantar árvores para esse fim.

    A castanheira produz frutos chamados “ouriços”, que não se abrem quando maduros. No interior deles, estão as apetitosas sementes. As árvores atingem alturas imensas, podendo, em áreas nativas, chegar a 50 metros. De uma altura dessa, você pode imaginar o estrago que os frutos fazem ao atingirem o solo. Alguns chegam a afundar no chão da mata!

Carlos Alberto Cid Ferreira e Marcos Guerra Santos.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_253.pdf>.

 

Questões 

Questão 1 – Em “[…] ingrediente muito comum em diversas marcas do doce.”, a que ingrediente o texto se refere?

 

 

Questão 2 – Segundo o texto, as sementes da castanheira-do-pará podem ser consumidas:

(     ) torradas.

(     ) ao natural.

(     ) as duas opções anteriores.

 

Questão 3 – No trecho “[…] elas são usadas como matéria-prima para a fabricação de cremes dermatológicos, xampus e outros cosméticos.”, o vocábulo grifado assinala:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 4 – Releia o fragmento:

“[…] a castanha-do-pará é um precioso produto de exportação explorado de forma extrativista, ou seja, retirando-se os frutos diretamente da floresta, em vez de plantar árvores para esse fim.”

A expressão sublinhada:

(     ) anuncia um exemplo.

(     ) introduz uma explicação.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 5 – No fragmento acima, o termo “diretamente” indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – A frase “As árvores atingem alturas imensas, podendo, em áreas nativas, chegar a 50 metros.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 7 – Identifique, no terceiro parágrafo do texto, a parte em que os autores conversam diretamente com o leitor:

 

 

Questão 8 – Aponte o segmento que contém uma opinião:

(     ) “As sementes da castanheira-do-pará são supernutritivas […]”

(     ) “Além de fazerem parte de várias receitas culinárias […]”

(     ) “No interior deles, estão as apetitosas sementes.”

 

Questão 9 – O ponto de exclamação foi usado, depois de “Alguns chegam a afundar no chão da mata!”, para exprimir em relação ao fato o sentimento de:

(     ) medo.

(     ) admiração.

(     ) descontentamento.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

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